Aracaju oferece oficinas online voltadas à preparação ao mercado de trabalho

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) está realizando uma série de oficinas virtuais preparatórias para o mercado de trabalho. A iniciativa é uma resposta às necessidades geradas pela pandemia de covid-19.

Em 2020, foram abertas 146 turmas virtuais, com 4.653 qualificados. Entre janeiro e março deste ano, já foram ofertadas 31 turmas, com 1.316 qualificados. Somando todas as iniciativas de formação online ofertadas pela Fundat, 5.969 aracajuanos foram capacitados durante este período de pandemia.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, lembra que o mundo todo foi pego de surpresa com a pandemia. “Nesse cenário, nossos serviços de capacitação se tornaram ainda mais importantes. Tivemos que nos reinventar e migrar para o ambiente virtual. No começo, foi muito difícil, porque nossos serviços de formação sempre foram presenciais. Então a gente precisou aprender a trocar o pneu do carro andando, fomos aprendendo e fazendo”, descreve a secretária.

Segundo a presidente, a procura tem sido muito grande. Cursos como o de auxiliar administrativo, por exemplo, têm todas as vagas preenchidas em apenas algumas horas. Há uma demanda grande, também, para as oficinas de oratória, recepcionista, cuidador de idoso. “A procura mais expressiva é para os cursos da área de serviços, mas temos uma demanda em todas as áreas”, detalha.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.