Fundação Cultural sergipana lança novas exposições virtuais nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 12, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) dá continuidade ao Laboratório Cultural com duas novas exposições com artistas selecionados através da Lei Aldir Blanc: “‘Titóbi ti èmí’  – A grandeza da espiritualidade”, de Créscia Cristina Dantas da Conceição e “Santa de Pau-oco: a cosmologia africana por trás das culturas populares do nordeste”, de Negra Luz.

A solenidade de abertura que terá transmissão, às 10h, no Youtube e no Instagram da Funcap, acontecerá no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”. As obras das artistas também ficarão disponíveis virtualmente nas redes e no site da Fundação.

Sobre as artistas e suas exposições

Créscia Cristina Dantas da Conceição, licenciada em História e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, é fotógrafa e atuante na área de fotografia social há mais de 10 anos. Nesta exposição “Titóbi ti èmí – A grandeza da espiritualidade”, pode-se observar o encontro da arte com a religiosidade. Segundo a artista “observar esta exposição é viajar pelos caminhos de pessoas ao sagrado, as raízes, a alegria, ao rito, ao encontro com o outro, a união, a esperança do renovo”.

Negra Luz é uma marca de afroempreendedorismo sergipana, fundada em 2011 por Tatiane Costa, que busca trabalhar com a visibilidade, representatividade e diversidade cultural afrodiaspórica. Na exposição “Santa de Pau-oco”, ela fala sobre a cosmologia africana por trás das culturas populares do nordeste e utiliza como forma de ilustração o Grupo de Samba de Aboio do povoado Aguada, suas simbologias, imagens, banhos e cultura.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.