Franquia de seguros investe em emprego para terceira idade

Investir na abertura de um negócio não é fácil, mas foi apostando na recuperação do mercado e na volta do crescimento do segmento de seguros que a empresária Caroline Lund criou a Mãe de Deus Corretora de Seguros, uma rede de franquias com um programa exclusivo para pessoas acima de 60 anos que desejam retornar para o mercado de trabalho e atuar no ramo. Conforme dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), houve uma faturação de R$ 270,1 bilhões em 2019, o que representou um acréscimo de 12% sobre o ano anterior. 

Conforme Caroline, a franquia +60 é uma modalidade de negócio voltada para a formação e capacitação do profissional, com um treinamento com duração de quatro meses que ensina de maneira didática técnicas de venda, marketing, legislação do setor e como utilizar as tecnologias envolvidas para gerenciar a empresa. “Conseguimos projetar uma retomada do mercado, em especial para os seguros destinados ao risco cibernético a partir da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em setembro do ano passado, protegendo as informações das pessoas”, diz a diretora da Mãe de Deus Corretora de Seguros.

A dirigente projeta chegar ao final de 2021 com pelo menos 10 franquias do sistema em todo o Brasil, que já conta com duas operações no Rio Grande do Sul. Atualmente, a corretora já contabiliza a contratação de seguros tradicionais, tais como automóvel, vida, residencial, condomínio, seguro agrícola e demais ramos.

O foco no mercado de profissionais acima dos 60 anos tem relação direta com o panorama de crescimento da taxa de idosos na população. Conforme Caroline, a expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior, passando de 52 anos em 1960 para 76 anos em 2020, segundo últimas pesquisas do IBGE. O Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, os dados de desemprego entre idosos aumentaram nos últimos anos, saindo de 18,5% em 2013 para 40,3% em 2018, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

“A conhecida geração prateada enfrenta barreiras para se recolocar no mercado de trabalho devido à crença limitante das empresas em desligar ou não recolocar esses profissionais por conta da idade. Mas o mundo mudou e hoje os idosos vão à ópera, surfam, cuidam da alimentação, fazem academia e estão cada vez mais conectados à internet. É necessário que as empresas mostrem responsabilidade social e invistam em uma geração madura, que tem muito conhecimento, competência e força de vontade”, argumenta.

Segundo a dirigente da Mãe de Deus Corretora de Seguros, o processo de franquia com esse perfil de trabalhador permitirá que a terceira idade tenha voz e oportunidade de trabalho. Criada em uma garagem em 2011, foi apenas em dezembro do ano passado que a empresa se transformou em uma franquia que atua no modelo home office. “Há quase 10 anos comecei com um pequeno escritório dentro da garagem da minha casa. Sofri boicotes de quem não via com bons olhos corretores que trabalhavam dessa forma, sem um escritório luxuoso e muita mão de obra”, diz.

Foto: divulgação

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.