Alemanha proíbe definitivamente a venda de plásticos descartáveis

A Alemanha proibiu a venda de plásticos descartáveis, como pratos, talheres, copos e cotonetes ​​a partir deste sábado (3). A lei respeita uma diretiva europeia destinada a proteger os oceanos da poluição.

A nova lei, aprovada em setembro de 2020 e que entra em vigor neste sábado, proíbe notavelmente “cotonetes, talheres, pratos, canudos, colheres e copos de plástico”. Certas embalagens de poliestireno, usadas como recipientes para alimentos, também são afetadas pela proibição.

Segundo a Comissão Europeia, os produtos em causa representam 70% dos resíduos nos oceanos e nas praias. A comercialização dos estoques pré-existentes deve permanecer autorizada após 2021, permitindo a escoamento da produção já realizada.

Outros produtos plásticos para os quais ainda não existem alternativas facilmente adaptáveis, como lenços umedecidos, cigarros com filtros de plástico ou absorventes internos, permanecem permitidos. Mas agora eles devem ser rotulados, com um aviso alertando os consumidores sobre os danos ambientais causados ​​pelo plástico. Também serão fornecidas informações sobre como descartá-lo de maneira adequada.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.