“Agora só falta o blazer para você ficar mais Chic!”

“Agora só falta o blazer para você ficar mais Chic!” Qual o homem que nunca escutou essa frase quando a camisa a calça e os sapatos estavam perfeitos, mas faltava uma outra peça para dar um “up” no look. Pois é, o blazer é aquela peça no vestuário masculino que deixa o visual completo e elegante.

Segundo o mundo da moda não existe aquela forma mágica para se usar o blazer, tudo depende da ocasião, clima e gosto pessoal. Apesar das tendências estarem sempre sendo reinventadas o blazer quase nunca se modifica. Com características do paletó, mas como um apelo mais casual, com dois ou três botões, corte de alfaiataria e inúmeras possibilidades de tecidos, dos mais pesados como a lã, aos mais leves como linho é sempre um clássico.
Para quem trabalha mais casual e quer adicionar um blazer, o tradicional preto ou cinza-claro ou escuro é sempre infalível. Se for usado com jeans ou calças de alfaiataria mais clássica, uma boa composição é a camisa básica de cores neutras: branca, preta, em tons de azul ou cinza. Já para quem gosta de misturar, camisas com estampas pequenas, listradas ou de
xadrez mais neutro dão um ar mais moderno e descolado.

Já quando o assunto é evento social, as vezes aparecem as dúvidas: qual cor de blazer, da camisa, qual sapato, o que combina com o que? No blazer não existem regras específicas como no caso do terno, apenas a atenção para o clima e um “dress code” que fique de acordo com o evento.


No verão o linho é sempre o mais chic e descolado, assim como os de algodão, e nada de sapato escuro, um mocassim em tons claros dão um charme. Já no inverno, no caso do Brasil, os blazers de lã mais leves e gabardine são uma boa alternativa. Quando houver uma dúvida na combinação de cores vá no básico e no clássico: blazer preto com camisa e calças cinzas podendo ser em tons diferentes, blazer cinza com look total preto sempre tendo a opção de uma camisa de listras mais discretas nos tons da peça. Hoje em dia todas a grandes marcas de moda fazem blazers incríveis e com preços acessíveis, mas se você conhece um bom alfaiate vale a pena ter um clássico feito sob medida no seu guarda roupa.

Foto capa: Unsplash // Fotos matéria: Thesartorialist.com

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.