Home Cultura Arco do Triunfo de Paris será obra póstuma do artista Christo

Arco do Triunfo de Paris será obra póstuma do artista Christo

Arco do Triunfo de Paris será obra póstuma do artista Christo

Centenas de metros quadrados de tecido de polipropileno reciclado de cor azul prateado começaram a ser desdobrados, neste domingo (12), em um dos lados do Arco do Triunfo, dando início à etapa final da operação de embrulho do monumento parisiense, uma obra póstuma do artista Christo.

De 18 de setembro a 3 de outubro, o sonho de juventude do artista plástico búlgaro e de sua esposa, Jeanne-Claude, vai se tornar realidade: o monumento de 50 metros de altura será inteiramente coberto com 25 mil m² de tecido, amarrados por 3 mil metros de corda vermelha, como num pacote de presente.

Segundo dados da France Presse, os preparativos começaram no final de junho e continuam a todo vapor sob a direção de Vladimir Yavachev, sobrinho de Christo, com o apoio do Centro de Monumentos Nacionais da França.

“Será como um objeto vivo que ganhará vida com o vento e refletirá a luz”, explicou Christo ao apresentar seu projeto final, dois anos antes de sua morte.

Com um custo de 14 milhões de euros (R$ 86,7 milhões), o projeto é totalmente autofinanciado com a venda de obras originais de Christo: desenhos preparatórios, lembranças, maquetes e litografias.

 Foto: Thomas Samson/AFP

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.