Prêmio Orgulho da Terra cria vitrine para as melhores práticas do agronegócio paranaense

Reconhecer as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense. Esse é o objetivo do prêmio Orgulho da Terra, lançado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná), em parceria com o Grupo RIC e o sistema Ocepar. As boas práticas serão reconhecidas anualmente em 12 categorias. A premiação também homenageará a Personalidade do Ano do agronegócio.

De acordo com o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, cabe à instituição de pesquisa e assistência técnica proporcionar uma agricultura mais competitiva e equilibrada, com menos desigualdade social. O prêmio Orgulho da Terra é uma oportunidade para avaliar e definir critérios que permitam ao Estado se posicionar quanto à agricultura que pratica, além de valorizar a produção agropecuária com qualidade e responsabilidade.

“Tenho certeza de que já temos a melhor agricultura do país, mas podemos melhorar, e é um prazer fazer parte deste movimento para valorizar ainda mais o agricultor paranaense”, afirma Natalino.

As homenagens com o Troféu Orgulho da Terra ocorrerão nas edições especiais do programa RIC Rural de 28 de novembro e 5 de dezembro na RIC Record TV. Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC, destaca que é a primeira vez que se reúnem três forças importantes da sociedade paranaense para reconhecer e homenagear um setor que é fonte de muito orgulho não só nos limites do Estado, mas em todo o Brasil.

“A riqueza que vem do agronegócio é feita de suor, de talento e inteligência, de tecnologia e investimento. E o Prêmio Orgulho da Terra será a grande vitrine dessa produção, para servir de modelo e inspiração”, disse Petrelli.

Além de demonstrar as boas práticas realizadas pelos produtores, com o apoio de suas respectivas cooperativas, o prêmio promoverá um ambiente de constante melhoria no setor, explica José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar. “O cooperativismo tem por princípio não promover a simples competição. Pelo contrário, incentivamos o trabalho em parceria. Como diz o ditado: sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

Foto: Gilson Abreu

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.