Cuiabá terá passeio virtual por 22 patrimônios históricos

Um roteiro virtual turístico patrimonial, essa é a proposta do projeto “Educação Patrimonial por meio da visitação guiada virtual aos patrimônios históricos de Cuiabá”, idealizado pela advogada e gestora cultura, Elaine Thomé Parizzi, e financiado via Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. O passeio pode ser realizado via plataforma online e já conta com acervo de imagens e texto sobre 22 patrimônios históricos da Capital. Acesse AQUI.

“A Lei Federal Aldir Blanc, além de uma ajuda financeira aos nossos artistas, foi também fomentadora de talentos, nos apresentando projetos de resgate da nossa cultura extraordinários. Muito bem executada pela nossa Secretaria de Cultura, está movimentando a economia criativa da Capital e enriquecendo ainda mais as produções artísticas de Cuiabá”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O objetivo é tornar público um acervo de imagens e textos que constituem a memória de Cuiabá, em um museu virtual, contendo 22 patrimônios históricos, promovendo educação patrimonial por meio da visitação guiada, virtualmente e gratuitamente.

“A cultura cuiabana é de uma riqueza sem tamanho e maior ainda são nossos artistas e profissionais da cultura, que criam, que provocam a reflexão, que resgatam e se dedicam a manter viva a cidade por meio de seus trabalhos. A gestão Emanuel Pinheiro vai continuar dedicada a fomentar e dar espaço para que o segmento cresça, gere emprego e renda e leve a cultura cuiabana para todo o país”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

Farão parte do roteiro virtual, nesta primeira etapa do projeto, 22 patrimônios tombados (são 46 ao todo), que compõem a história patrimonial de Mato Grosso, contada por meio de uma pequena viagem virtual por toda Cuiabá, tais como: 1.Arsenal de guerra, 2.Casa Barão de Melgaço, 3.Casa do artesão, 4.Centro Geodésico da América Latina, 5.Cine teatro de Cuiabá, 6.Fachada do primeiro Batalhão da Polícia Militar, 7.Fachada do cemitério da Piedade, 8.Fachada da Santa Casa de Misericórdia, 9.Grande Hotel, 10.Igreja da Boa Morte, 11.Igreja São Gonçalo, 12.Igreja bom despacho, 13.Igreja do Rosário e São Benedito, 14.Igreja Senhor  dos Passos, 15.Liceu Cuiabano, 16.Mercado do peixe, 17.Palácio da Instrução, 18,Palácio da Justiça, 19.Residência dos governadores, 20.Secretaria geral, 21.Seminário da Conceição, 22.Tesouro do estado.

Foto: Wikipedia

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.