25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão: que tal um Spaghetti Carbonara?

Versátil, prático e saboroso. Quem resiste a um delicioso macarrão? Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, a massa é coringa nas mesas de todo o mundo. A paixão é tamanha que existe uma data especial para celebrar o prato: 25 de outubro.

A massa deve ficar “al dente“, que é o ponto correto para harmonizar com diversos tipos de molhos. Um bom exemplo é Spaghetti Carbonara, uma das mais famosas receitas italianas, que leva carne de porco defumada (bacon ou pancetta), ovos e queijo parmesão ou pecorino na preparação.

Confira abaixo alguns tipos de massa e algumas dicas para acertar na escolha e preparo:

  • Spaghetti: uma das massas mais tradicionais, pede molhos mais líquidos e leves, com ingredientes bem picados ou à base de azeite.
  • Spaghettini e Spaghettoni: novidades da linha Grano Duro, são primos do Spaghetti. A diferença está na espessura: o Spaghettini tem um corte mais fino e combina com diversos tipos de molhos, principalmente os mais leves com peixes e frutos do mar. Já o Spaghettoni é um pouco mais largo e pode ser utilizado para a tradicional macarronada.
  • Gnocchi: em formato de concha, a massa tipo Gnocchi é capaz de “abraçar” o molho. Por isso, combina com aqueles mais encorpados e cremosos, como o bechamel, ou que levam pedaços de carne, como o ragu.
  • Penne: é uma massa curta com um furo no meio, ideal para molhos cremosos, como aqueles à base de queijo. É mais uma opção versátil e pode ser até gratinado.
  • Tortiglione: semelhante ao penne, este tipo possui um formato cilíndrico, mas em tamanho maior, o que permite absorber bem molhos cremosos ou à base de ingredientes como carne, verduras, queijo ou cogumelos.
  • Fusilli: a massa Fusilli possui formato em espiral torcido nas pontas, absorvendo perfeitamente molhos e temperos diversos. Também conhecido como “parafuso”, harmoniza com molhos consistentes.
  • Bucatini: com o formato semelhante ao tradicional Spaghetti, o Bucatini é uma massa longa que tem um furo no meio, típico das massas curtas, o que realça a textura e sabor dos molhos. É ideal para molhos bastante cremosos mas não muito espessos, que penetrem a massa.
  • Bavette: parece um Spaghetti, mas é mais achatado, similar a uma fita. Combina com molhos mais líquidos, como ao sugo e pesto.
  • Farfalle: em formato de borboleta (ou farfalle em italiano) é uma das massas mais versáteis, podendo ser utilizada em saladas ou como molhos leves e de média densidade.

Como fazer Spaghetti Carbonara:

Originário da região de Abruzzo, próxima ao Mar Adriático, o Spaghetti Carbonara é o clássico dos clássicos. Conta a história que carvoeiros – daí a denominação “carbonara” – saíam para o trabalho levando uma massa longa ainda crua, um pedaço de carne defumada de porco e queijo maturado, do tipo pecorino. Na hora do almoço, faziam o prato em uma única panela e adicionavam ovos de aves selvagens que encontravam nos campos. O resultado é esta receita que atravessa gerações.

Ingredientes:
500 g de Spaghetti Grano Duro
150 g de pancetta ou bacon em cubos
200 g de queijo parmesão ou pecorino ralado
3 ovos
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
40 g de manteiga
4 ramos de salsa picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

– Cozinhe o Spaghetti Grano Duro, conforme as instruções da embalagem. Quando ficar al dente, escorra e separe;

– Em uma frigideira funda, coloque a manteiga e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Adicione o alho e deixe dourar também. Reserve;

– Na mesma panela, frite o bacon ou a pancetta em um fio de azeite. Depois de frito, misture a cebola e o alho já refogados;

–  Retorne ao fogo e adicione o queijo ralado e, depois, o Spaghetti cozido;

– Adicione os ovos à massa bem quente, um a um, com o fogo desligado, para que cozinhem com o calor da massa;

– Espalhe salsinha e sirva logo a seguir.

Harmonização: vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay e envelhecidos algum tempo em madeira, o que os torna amanteigados e perfeitos para a degustação desse prato.

Serviço:  www.adria.com.br 

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.