Home Política Brasil Hospital da Criança é entregue em Sergipe

Hospital da Criança é entregue em Sergipe

Hospital da Criança é entregue em Sergipe

O Governo do Sergipe entregou, nesta segunda-feira (25), o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, em Aracaju. O local será referência em atendimento de baixa e média complexidade e sua implantação objetiva ampliar a oferta de leitos por demandas espontâneas e referenciadas de urgências pediátricas, nas especialidades clínicas e cirúrgicas. Foram investidos R$ 5,8 milhões na implantação da unidade e a expectativa é de que o hospital entre em funcionamento a partir de 05 de novembro. 

“É um momento histórico para a saúde de Sergipe e, em especial, no que diz respeito à área da pediatria. Aqui, a gente vai disponibilizar um hospital para atendimento de baixa e média complexidade, vai servir como uma porta aberta para as emergências na área pediátrica, onde cirurgias médias serão realizadas também, enfim, todo um atendimento. Portanto, a partir do Hospital da Criança, a gente pode dizer que temos um complexo voltado à área da pediatria, além do Banco de Aleitamento Materno aqui existente  e também a ala de retorno para as crianças que nascem com alguma complicação e precisa desse atendimento. Então, a gente vai ter todo esse complexo funcionando na pediatria. Fico muito feliz, a  partir do dia 5 de novembro, o primeiro hospital totalmente dedicado à criança no estado já começa a receber os primeiros pacientes, desafogando a demanda no Hospital João Alves Filho, que ficará apenas com a alta complexidade”, declarou o governador Belivaldo Chagas. 

O governador disse, ainda, que com o Hospital da Criança, espera-se reforçar também o atendimento de alta complexidade no Huse. “A ideia é que, agora, a gente também faça a reformas no prédio do Hospital João Alves Filho, a parte de alta complexidade também vai passar por melhorias e com a saída da área da pediatria de lá, a gente vai fazer com que outras ações voltem a funcionar. Então, há um planejamento para incrementar também as ações do Hospital João Alves Filho, cujo objetivo principal é melhorar, cada vez mais, o atendimento à população sergipana”, ressaltou.  

Atendimento especializado e humanizado

Dentre as especialidades médicas em pediatria, o hospital contará com otorrinolaringologista, oftalmologista, cardiologista, cirurgião pediátrico, hematologista, ultrassonografista, radiologista, infectologista, neurologista e pediatra intensivista. Além da equipe multiprofissional assistencial de enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, biomédico, técnico de laboratório e outros. Ao todo, aproximadamente 430 profissionais trabalharão na unidade, entre profissionais da saúde e da área administrativa.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, o HC irá favorecer, também, uma linha de cuidados qualificados, com acesso humanizado e integral aos usuários de forma ágil e oportuna, utilizando a classificação de risco como metodologia para resolutividade e responsabilidade nos atendimentos. “Esse equipamento vem sanar uma lacuna que existe na pediatria, então a gente vai melhorar esse acesso a essa criança, considerando que algumas situações de baixa complexidade ela também pode ser atendida nas Upas. Aqui é a oportunidade de ter esse atendimento específico, exclusivo para pediatria, um atendimento qualificado, humanizado, então a grande missão desse equipamento é resolver algumas demandas que a gente percebe nas unidades e será o primeiro centro específico e especializado na área”, destacou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.