Expo Dubai: shows de gastronomia apresentarão pratos típicos de diferentes regiões do País

A convite da Apex-Brasil, chefs brasileiros vão apresentar pratos com ingredientes e tradições do Cerrado, Pantanal, Caatinga, Amazônia e Pampa no Pavilhão do Brasil de novembro deste ano e março de 2022 

A Expo Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. Reunirá diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.  

A gastronomia traduz uma série de histórias e tradições do seu lugar de origem. No caso do Brasil, por sua extensão e riqueza natural, há um leque variado de cores, aromas e sabores: em cada um dos seus cinco biomas, o clima e a geografia garantem ingredientes únicos e uma gama diversa de receitas. Esse potencial brasileiro está sendo representado no Pavilhão Brasil, na Expo 2020 Dubai, com cooking shows organizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) entre novembro deste ano e março de 2022.  

Os cooking shows serão uma vitrine à produção agropecuária nacional, que tem sido cada vez mais um setor chave para as exportações brasileiras, como explica a analista da Gerência de Agronegócio da Apex-Brasil, Luciana Furtado. “Por meio deles, queremos promover a gastronomia como forma de ampliar e posicionar a imagem do Brasil, valorizando os produtos e serviços relacionados ao agronegócio. Será uma vitrine internacional, pela natureza do evento, e as pessoas que visitam uma Expo estão abertas a conhecer a diversidade dos produtos”, afirma.  

Além da qualidade dos pratos, os preparativos levam em conta as características religiosas, sociais e culturais dos Emirados Árabes Unidos, país sede do megaevento. Para os ingredientes das receitas, haverá preferência pelos fornecedores com Certificação Halal, reconhecida por países islâmicos, para atestar que os produtos seguem os requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica.  

Cooking shows
O primeiro show gastronômico aconteceu no dia 16 de novembro durante a Semana do Brasil pela chef baiana Luciana Berry, campeã do reality Top Chef Brasil 2020, da TV Record. No mês seguinte, no dia 7 de dezembro, o bioma do Cerrado será apresentado no Pavilhão Brasil, com parceria da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central (BrC), autarquia pública composta pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins que promove o desenvolvimento econômico e social por meio de planejamento estratégico de ações continuadas em diferentes frentes.  

Chef baiana Luciana Berry

A chef Luciana vive há 17 anos no Reino Unido, onde foi estudar engenharia elétrica e lecionar português em uma escola, e acabou entrando no universo da gastronomia quando apresentou a culinária brasileira aos britânicos. “Servi strogonoff em um jantar da escola e todo mundo amou! Em duas semanas, a demanda era tanta que eu abri minha empresa”, conta. 

Primeiro show gastronômico

Para Luciana, a exposição da culinária nacional na Expo Dubai irá, sobretudo, valorizar a história brasileira e impulsionar o turismo. Sobre sua apresentação, ela representou o Pantanal com um delicioso prato com piranha, mas não só isso: utilizou elementos sonoros, visuais e sensoriais para promover uma verdadeira viagem dos visitantes do Pavilhão Brasil ao bioma.  

Luciana Berry representou o Pantanal

Em 2022, em 31 de janeiro, será a vez do chef Rodrigo Oliveira apresentar o bioma Caatinga, na programação de Saúde e Bem-Estar durante exposição da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Paulistano, Rodrigo é filho de pernambucanos, de quem herdou o gosto pela culinária. Cursou Gastronomia e desde 2001 está à frente do restaurante que conta a história da sua família. 

No dia 16 de fevereiro de 2022, o chef paraense Thiago Castanho apresenta receitas à base de mandioca no Pavilhão Brasil como parte da programação da Semana do Agro. Thiago já foi apontado pelo jornal The New York Times como um dos chefs mais inovadores do Brasil e destaca-se internacionalmente por fazer releituras da culinária tradicional amazônica. No dia 23 de fevereiro, ele estará novamente na Expo 2020 Dubai, na programação do Food, Agriculture and Livehoods, para apresentar o bioma Amazônia, através da gastronomia.  

No dia 17 do mesmo mês, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Itaipu levarão Guga Rocha para representar o bioma Pampa. Além de chef de cozinha com 20 anos de experiência profissional, ele também é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Natural do estado de Alagoas, sua principal influência foi a avó paterna, Edla Ramalho, também chef, com quem conviveu durante toda sua infância. “Entendo que a raiz da cozinha brasileira é preciosa, porque guarda a história e a cultura do seu povo”, afirma Guga. 

Na Expo 2020 Dubai, Guga Rocha promete utilizar a criatividade para encantar os visitantes e derrubar estigmas sobre a Região Sul do Brasil. “A iniciativa da Apex-Brasil é fundamental para contarmos a verdadeira história brasileira e, mais do que isso, agregar valor ao nosso produto, mostrando o Brasil com potencial exportador de alimentos que vão muito além dos commodities. Meu objetivo é mostrar que nossa culinária não é só açaí e que o Pampa tem insumos de altíssima qualidade e receitas com herança não só de colonizadores, como os alemães, mas de comunidades originárias, como as indígenas”, explica. 

Também terão destaques no Pavilhão Brasil os cafés brasileiros, com degustação e shows de baristas, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Embaixada do Brasil em Abu Dhabi. 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.