Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial fortalece setor de fertilizantes

O Governo de Sergipe vem estimulando diversas empresas do ramo de fertilizantes, concedendo apoio fiscal e locacional por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O incentivo, que tem como objetivo a atração de empresas para Sergipe, assim como a ampliação de empreendimentos já existentes, é viabilizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI).

Ao todo, sete misturadoras de fertilizantes estão situadas em Sergipe, todas contando com o apoio do PSDI. Entre as sete, quatro já estão em produção, enquanto três estão em processo de implantação. Entre as que estão em atividade, encontram-se as fábricas Heringer e Sudoeste, localizadas no município de Rosário do Catete; a Usifértil, em Maruim, e a New Crops, em Carmópolis. No momento, outras duas empresas do ramo já estão em negociação para virem se instalar em Sergipe. Em fase de implantação estão a Adubos Central, em Barra dos Coqueiros, a Agropecuária Maratá, em Maruim, e a Adubos Pantaleão, em Laranjeiras.

Contando com incentivos fiscais e locacionais por meio do PSDI, a New Crops atua no ramo de fertilizantes foliares e fertirrigação, sendo a única em Sergipe com essa tecnologia. A empresa tem capacidade de produção de 1,5 mil toneladas por ano e 500 toneladas em estocagem. Os produtos tem distribuição em Sergipe, sendo usados nas culturas de milho, laranja e cana. As regiões de Petrolina e do oeste baiano também recebem a produção, voltada à cultura de grãos.

Segundo o sócio-administrador da empresa, Eudas Feitosa, a área de distribuição da New Crops está em vias de expansão para a região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além do Pará. Eudas explica que a localização da fábrica, situada no Distrito Industrial de Carmópolis, foi fundamental para a implantação. “O Nordeste é um mercado em amadurecimento. Escolhemos uma área estratégica, na margem da BR 101. A logística, além da oferta de ureia e potássio dentro de Sergipe, também favorecem”, pontuou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.