Aracaju defende importância das parcerias entre as cidades em evento da ONU

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta segunda-feira, 21, da oficina “G52: Cidades-Polo ampliando os marcos do desenvolvimento regional”. Realizado de forma virtual, o encontro, que reuniu gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil, marcou o lançamento do novo projeto da ONU-Habitat, intitulado “Rede de Cidades Polo no Nordeste”, com foco no desenvolvimento sustentável e planejamento urbano de 52 cidades brasileiras, através do fortalecimento de capacidades municipais. O gestor de Aracaju foi convidado para o painel “Conexão Cidades: cooperação para o desenvolvimento regional”.

“As cidades são a maior invenção da humanidade, porque é na cidade que a vida se realiza. E com a urbanização do mundo, elas vão ganhando protagonismo de tal forma que, independente das situações adversas, precisam continuar avançando porque são a locomotiva para o desenvolvimento. E, por isso, nós, gestores, precisamos enfrentar os problemas do dia a dia, ao mesmo tempo em que planejamos o futuro, porque de nada adianta olhar para o futuro, sem planejar o momento atual. Temos muito para resolver cotidianamente, mas isso não pode ser impeditivo  para não pensarmos em iniciativas que se traduzam em um futuro melhor para a nossa população”, destacou Edvaldo.

Em sua participação, ao enaltecer a importância do papel das cidades no processo de globalização, o gestor de Aracaju enfatizou que acredita “na criação de iniciativas, como esta, idealizada pela ONU-Habitat, para a construção de ações que contribuam para o planejamento urbano e desenvolvimento sustentável das cidades”. “Essas iniciativas nos permitem discutir, conjuntamente, as nossas ideias, os projetos, para que possamos apresentar propostas que coloquem os municípios em pé de igualdade”, frisou o prefeito.Edvaldo também listou os acordos de cooperação que já foram firmados pelos municípios, como exemplos destas boas práticas. “Temos o consórcio Conectar, que foi constituído para a compra das vacinas contra o coronavírus, mas que ampliou seu raio de atuação para a aquisição de medicamentos e insumos; temos os acordos firmados com a ONU para enfrentamento às mudanças climáticas e construção de uma cidade resiliente”, apontou.

Fotos: Arthur Soares/PMA

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.