Inhotim: um dos mais procurados destinos no Brasil

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, expõe de forma permanente obras de renomados artistas nacionais e estrangeiros.

A área de visitação de Inhotim compreende 140 hectares, onde o visitante é surpreendido com galerias e obras dispostas entre jardins e uma paisagem exuberante. O Museu já recebeu cerca de 3 milhões de pessoas, tornando-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil.

O Inhotim está situado na cidade mineira de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. Sua abertura ao público, em 2006, inseriu Minas Gerais na cena da arte contemporânea mundial, impulsionando a economia local e a geração de emprego. Desde então, o Museu tem demonstrado seu forte compromisso com o desenvolvimento humano por meio do amplo acesso a seus acervos artístico e botânico.

Cildo Meireles, Através, 1983 – 1989. Foto_ Pedro Motta

Devido à sua extensão e localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado –, o Inhotim possibilita que artistas criem site- specifics de forma única e inovadoraalém de viabilizar a exibição permanente de obras de grande escala que normalmente não poderiam ser expostas em museus tradicionais. Tudo isso proporciona ao visitante uma experiência singular, que integra arte, natureza, cultura, arquitetura, entretenimento e educação.

Na área ambiental, o Inhotim possui uma coleção de cerca de 4,5 mil espécies de todos os continentes – algumas raras e ameaçadas de extinção. Para além da estética, o acervo é utilizado pela equipe do Jardim Botânico para a realização de estudos com vistas à conservação da biodiversidade e combate à mudança climática.

No campo da educação, por sua vez, o Educativo Inhotim atende, anualmente, 40 mil pessoas, que participam desde programas de formação a visitas mediadas. Atualmente, mais da metade dos visitantes entra no Inhotim gratuitamente por meio dos projetos educativos e das quartas- feiras livres.

Ao longo dos anos, o Inhotim buscou, ainda, a introdução de diferentes linguagens da arte em sua programação cultural, com a realização de grandes festivais como o MECAInhotim, shows, espetáculos e performances. Artistas da cena independente e também cantores consagrados se apresentaram no Instituto, incluindo Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Marisa Monte.

Dan Graham, Bisected triangle, Interior curve, 2002. Foto_ Brendon Campos

Sustentabilidade financeira

O Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida pelo Governo do Estado de Minas Gerais como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Para realização de suas ações socioeducativas e manutenção de seus acervos, o Instituto é mantido com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas, de maneira direta e incentivada, tudo com amparo na Lei Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Todas as contas da instituição são públicas e passam por criteriosa prestação junto à Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania, além de serem submetidas a um rigoroso processo de auditoria realizado pela empresa britânica Ernst&Young, ambos em periodicidade anual.

Assim como outras instituições culturais, um dos grandes desafios do Inhotim é a sustentabilidade financeira. Pensando nisso, o Instituto possui o programa Amigos do Inhotim, um modelo permanente de apoio individual e relacionamento com o público. A iniciativa viabiliza a doação de recursos de pessoas físicas ao Instituto – o valor pode ser integralmente deduzido do Imposto de Renda. Entre outros benefícios, os membros têm direito a entrada gratuita, cortesias para convidados, descontos em eventos, pontos de alimentação, pousadas e hotéis parceiros.

Vista interna da Galeria Adriana Varejão. Foto_ William Gomes

Arte Contemporânea

O Instituto Inhotim conta com um acervo em exposição formado por pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas, de 38 países diferentes. São 560 obras em exposição atualmente. Produzidos desde os anos 1960 até os dias atuais, os trabalhos estão dispostos ao ar livre no Jardim Botânico do Inhotim ou exibidos em galerias.

Das 23 galerias, quatro são dedicadas a exposições temporárias: Lago, Fonte, Praça e Mata. Os pavilhões contam com grandes vãos que permitem o aproveitamento versátil dos espaços para apresentação de obras de variadas mídias.

Periodicamente, as exposições das galerias temporárias são renovadas para apresentar novos trabalhos e criar reinterpretações da coleção. Além disso, artistas são convidados a desenvolver novos projetos – juntamente com a equipe do Inhotim –, fazendo do Museu um lugar em constante movimento e evolução.

Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977, [detalhe], pintura sobre paredes de alvenaria, cobertura de metal e vidro, alambrado, seixo rolado, 15x15x4,5 m. Foto: Brendon Campos

As 19 galerias permanentes apresentam obras de Tunga, Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d’Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo,
Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, DougAitken, MariláDardot,LygiaPape, CarlosGaraicoa, CarrollDunham, Cristina Iglesias, William Kentridge e Claudia Andujar.

A conservação das obras é um processo contínuo desde os primeiros anos da Instituição. Por exemplo, em 2017, as restaurações da Galeria Doris Salcedo e da obra Troca-troca (2002), de Jarbas Lopes, demandaram desenvolvimento de pesquisa em restauro e produção de conhecimento por parte das equipes da Diretoria Artística do Inhotim.

Além das exposições temporárias e permanentes, o acervo de arte contemporânea é frequentemente ativado e revisto por meio de ações, performances e publicações.

Matthew Barney, De lama lâmina, 2009. Foto_ William Gomes

Jardim Botânico

O Instituto Inhotim não só se preocupa com o meio ambiente, como está inserido em uma relevante porção florestal remanescente de Mata Atlântica e Cerrado – dois dos biomas mais ricos em biodiversidade e, ao mesmo tempo, ameaçados do planeta, considerados hotspots mundiais.

Dos 140 hectares da área de visitação, 42 são de jardins. O Inhotim também possui um Viveiro Educador e uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) com 249 hectares. A RPPN colabora de forma vitalícia para a conservação da biodiversidade, conectando o Inhotim ao sul da Cadeia do Espinhaço.

Em meados da década de 1980, iniciaram-se as obras paisagísticas dos belos jardins que futuramente viriam a formar o Instituto Inhotim. Ao longo do tempo foram sendo adquiridas diversas espécies de palmeiras e árvores nativas brasileiras e exóticas de várias regiões do mundo, que se adaptaram muito bem ao local.

Em 2010, a expressiva coleção permitiu o reconhecimento do Instituto como Jardim Botânico. Dentre as aproximadamente 4,5 mil espécies do acervo botânico, duas famílias se destacam: a de palmeiras (Arecaceae), com cerca de mil espécies e variedades; e a dos imbés, antúrios ecopos-de- leite (Araceae), com mais de 400 espécies e formas.

Nos últimos anos, as equipes de curadoria botânica e de paisagismo do Inhotim têm trabalhado com a composição de jardins temáticos para exposição de parte da coleção botânica do Instituto. Esses espaços têm se firmado como importante ferramenta de educação, propondo reflexões sobre diversos temas, como a preservação da biodiversidade, a utilização de recursos naturais e o cuidado com o meio ambiente. Atualmente o Inhotim possui oito jardins temáticos: Jardim Desértico; Jardim Pictórico; Jardim de Transição; Jardim de Todos os Sentidos; Jardim Veredas; Largo das Orquídeas; Sombra e Água Fresca e Vandário.

Vista aérea do Centro de Educação e Cultura Burle Marx no Instituto Inhotim. Arquitetos Associados. Foto_ Brendon Campos

Ações Educativas

Os acervos artístico e botânico do Instituto são utilizados para produção de conhecimento e desenvolvimento de ações educativas, atendendo escolas, universidades e diferentes instituições do setor público e privado de Minas Gerais. Os projetos educativos visam à aproximação da sociedade de valores como arte, meio ambiente, cidadania e diversidade cultural.

Para a realização das atividades, o Instituto conta com o Centro de Educação e Cultura Burle Marx – sede dos programas educativos do Inhotim.

Essencialmente um espaço de trabalho e conhecimento, o edifício é aberto ao público e contempla o Teatro Inhotim – com capacidade para 214 pessoas – , a Estação Educativa, uma biblioteca e várias salas onde são realizados estudos, aulas, workshops e reuniões.

Além de parcerias com escolas, prefeituras e secretarias municipais e estaduais de educação, desenvolvimento social e saúde, também são oferecidas gratuitamente visitas mediadas educativas para o público em geral, que acontecem em horários e locais preestabelecidos:

Visita panorâmica: Conversa e reflexão sobre o espaço do Inhotim e seus acervos, explorando as várias possibilidades de percurso. Com duração de 1h30, acontece em todos os dias de visitação, às 11h e às 14h. O ponto de partida é a recepção de Inhotim.

Visita temática: Conversa e reflexão sobre temas específicos que envolvem o acervo artístico ou botânico do Inhotim. Com duração de 1h30, acontece às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados, às 10h30, saindo da recepção.

Claudia Andujar, Gisela Motta, Leandro Lima, Yano-a, 2005. Foto_ William Gomes

Gastronomia

No Inhotim, os visitantes contam com várias opções de alimentação, que vão de lanches rápidos a pratos mais elaborados. O Restaurante Tamboril possui um ambiente agradável e integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea da Instituição. O cardápio é formado por um excelente e variado buffet de saladas e pratos quentes a preço fixo, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos.

Idealizado pelo designer Paulo Henrique Bicalho, o Bar do Ganso é atualmente uma extensão do Restaurante Tamboril. Uma verdadeira galeria de arte com peças assinadas por renomados designers brasileiros, iluminação especial e ambientação que remete aos anos 1950 e 1970.

Mais amplo, o Restaurante Oiticica está localizado próximo à obra Penetrável Magic Square # 5, De Luxe (1977). O espaço gastronômico oferece refeições self-service a quilo, e o menu inclui saladas e opções de caçarolas quentes.

Já o Café das Flores está na recepção do Inhotim e é ideal para iniciar ou encerrar a visita com o melhor pão de queijo que se pode imaginar, feito com carinho pela Chef Dailde Marinho e servido sozinho ou com pernil. Há ainda opções de lanche e almoço.

Localizado no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, o Café do Teatro oferece diversas opções de bebidas quentes e geladas, sanduíches, salg ados e doces. O público pode ainda conferir outros espaços gastronômicos do Inhotim, que servem desde pizza a sanduíches naturais, salgados, pão de queijo, suco, refrigerante etc. O funcionamento varia de acordo com o período do ano.

Chris Burden, Beam drop Inhotim, 2008. Foto_ Brendon Campos

INFORMAÇÕES GERAIS

Horário de visitação

Terças, quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30 Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30

Localização

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR- 381 – sentido BH/SP.

Pode-se chegar ao Inhotim também pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Cildo Meireles, Desvio para o vermelho_ Impregnação, Entorno, Desvio, 1967 – 1984. Foto_ Pedro Motta

Opções de transporte regular

Transfer – a Belvitur, agência oficial de turismo e eventos do Inhotim, oferece transporte aos sábados, domingos e feriados, partindo do Hotel Holiday Inn Savassi (Rua Professor Moraes, 600). O horário de saída é às 8h30 com retorno às 17h30. O transporte até o Parque custa R$ 66 (ida e volta) ou R$ 35 (só volta). O pagamento é feito com o motorista em dinheiro ou no cartão. O serviço também pode ser reservado de terça a sexta-feira, mas necessita de lotação mínima de quatro pessoas. Contatos: 31 3290-9180; inhotim@belvitur.com.br

Ônibus Saritur – saída da Rodoviária de Belo Horizonte de terça a domingo, às 8h15 e retorno às 16h30 durante a semana e 17h30 aos fins de semana e feriados. R$ 41,50 (ida) e R$ 37,15 (volta).

Loja

A loja do Inhotim, localizada na entrada do Instituto, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional, além da linha institucional do Parque. É possível adquirir os produtos também por meio da loja on-line: https://inhotimloja.com.br/.

Hélio Oiticica, Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe, 1977. Ph_ Brendon Campos

Entrada

R$ 44 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam.
Às quartas-feiras (exceto feriados), a entrada é gratuita.
Moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada.

Informações gerais:

www.Inhotim.com.br

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.