Aracaju reduz taxa de distorção idade-série na rede municipal de ensino

Traçada como meta pela Prefeitura de Aracaju, a redução da distorção idade-série nas escolas da rede municipal de ensino tem sido atingida ano a ano e, entre 2020 e 2021, mesmo em meio à suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia, esse objetivo foi alcançado e a queda dessa taxa foi de quase quatro pontos percentuais.

De acordo com o Censo Escolar, essa diminuição percentual tem sido observada com maior relevância a partir de 2017, ano em que a taxa registrada foi de 32,2%. Nos anos seguintes, esse dado foi gradualmente reduzido. Em 2018, foi computada uma taxa de 32,1%, enquanto no ano seguinte foi 31,2%. Já em 2020, foi registrado 29,0%, e em 2021 apenas 25,1%.

Nos dois últimos anos, no entanto, sob o efeito da pandemia, os esforços da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para equilibrar a idade-série foram redobrados, levando em conta a suspensão das aulas presenciais e os desafios para manter os alunos vinculados às unidades escolares.

Secretária municipal da Educação, Cecília Leite ressalta que reduzir a distorção idade-série é um desafio que tem sido trabalhado com empenho por parte das equipes da Semed.

A cada ano temos baixado mais o índice. Anda não chegamos à taxa ideal, digamos assim, mas é por isso que estamos ainda mais empenhados em dar maior atenção a esses alunos e desenvolver mais ferramentas que venham a auxiliar, neste sentido.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.