Helena Rizzo ensina Cozinha Contemporânea em curso

Filha de mãe artista e pai engenheiro, Helena Rizzo nasceu em Porto Alegre. A verve artística da gaúcha manifestou-se, primeiramente, numa breve passagem pela Faculdade de Arquitetura, aos 18 anos. Decidida a experimentar a vida fora da casa dos pais, Helena mudou-se para São Paulo. Enquanto fazia alguns trabalhos como modelo, foi garçonete da banqueteira Neka Menna Barreto e estagiou na cozinha dos restaurantes Roanne, de Emmanuel Bassoleil, e Gero, do Grupo Fasano. Aos 21 anos, embarcou para a Europa, onde estagiou nos restaurantes La Torre e Sadler, ambos na Itália.

Na Espanha, entendeu que a comida poderia ser um meio de expressão artística, e não apenas um trabalho mecânico. Depois de muita insistência, ouviu um “sim” de Joan Roca, um dos proprietários do El Celler de Can Rocca. Ainda passou quatro meses na Casa Girona e um ano no Moo, restaurante dos Roca em Barcelona. Foi no Celler que conheceu Daniel Redondo, então sous-chef dos Roca.

De volta a São Paulo, Helena recebeu de amigos a proposta de abrir um restaurante. Convidou Daniel a se mudar para o Brasil e dividir a cozinha com ela. Em 2006, nascia o Maní. À frente da casa por 11 anos, Helena e Daniel desenvolvem uma cozinha contemporânea calcada em ingredientes simbólicos da cozinha brasileira. Suas criações, ora grandiosas, ora prosaicas, refletem memórias e o amor pelos ingredientes. No início de 2017, Daniel desligou-se do Maní para desenvolver novos projetos, e Helena seguiu à frente do restaurante e das outras casas do Grupo. Helena ainda desenha em cadernos e, vez ou outra, nas paredes do Maní.

Agora ela anuncia que vai ensinar como transformar ingredientes ordinários em pratos extraordinários, estimular a criatividade e a experimentação do aluno, o curso Cozinha Contemporânea mostrará formas inovadoras de trabalhar ingredientes, além de trazer pratos de alta gastronomia com ingredientes improváveis como PANCs, planta alimentícias não convencionais.

“O objetivo do curso é abrir o leque de possibilidades e oferecer novas experiências aos alunos. Eles terão a chance de conhecer novas combinações de sabores e técnicas avançadas de cozinha”, comenta Helena. 

O curso ainda traz a participação especial de convidados como o chef Cauê Tessuto, fornecedor de peixes e frutos do mar do Maní. Cauê mostrará como reconhecer um peixe fresco, além de técnicas para limpar e cortar.

O curso também tem participação especial de Agatha Fernandes, do Instituto Chão, entidade que trabalha para valorização da agricultura familiar, e de Janaína Fidalgo, assessora de imprensa do Maní, que possui uma horta urbana de onde a chef retira itens para suas receitas. 

Para maiores informações basta acessar percursa.com/helena-rizzo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.