EXPOSIÇÃO “BRASÍLIA MUSEU ABERTO” COMEMORA O ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Projeções mapeadas serão realizadas, nos dias 21 de abril, 18 de maio, e 22 de junho, em prédios icônicos da capital federal .

A mostra “Brasília Museu Aberto” surgiu em 2020, quando a curadora Danielle Athayde adaptou a exposição original “Brasília- Da Utopia à Capital” para o formato virtual, com projeções mapeadas em locais representativos da capital federal. Nessa terceira edição, o projeto artístico virtual, ganha novos nomes da cena artística brasiliense como: Paulino Aversa, Camila Soato, Roger Regner e Lui Rodrigues e uma seleção de obras primas do Museu da República e do MAB- Museu de Arte de Brasília, com obras de Di Cavalcanti, Cícero Dias e Anita Malfati, Tarsila do Amaral e Roberto Burle Marx, entre tantos outros que deixaram sua marca no movimento modernista brasileiro. Nomes que se juntarão a escultores como Maria Martins, Bruno Giorgi, Marianne Peretti, Victor Brecheret e Alfredo Ceschiatti, pinturas de Carlos Bracher e Alex Flemming, Tarciso Viriato e Galeno, desenhos de Naura Timm, instalacões e esculturas de Siron franco, imagens de Ronaldo Duque, além de fotografias de Marcel Gautherot, Mario Fontenelle, Peter Scheier, Gabriel Gondim, Raymond Frajmund, Âke Borglund, Rui Faquini, Fabio Colombini, João Facó, Celso Junior, entre outros. O fotógrafo Orlando Brito, que nos deixou esse ano, está representado na exposição, com seu olhar único sobre a política nacional e ângulos singulares da capital federal. 

A edição 2022 será aberta com projeções mapeadas no Panteão da República, no dia 21 de abril, em comemoração aos 62 anos de Brasília, no dia 18 de maio acontece no MAB- Museu de Arte de Brasília, quando também será lançado o livro Brasília Museu Aberto e o encerramento acontecerá no dia 22 de junho, na Cúpula do Museu Nacional da República. Prédios icônicos que se somam ao Congresso Nacional, palco das projeções em 2020 e a Casa do Cantador, na Ceilândia e ao Museu Histórico e Artístico em Planaltina, que também foram cenários da mostra em 2021, se tornando telas a céu aberto criando, dessa forma, um elo entre o cidadão e o espaço que ocupa.

Outro destaque do projeto é a Coleção Brasília, de um acervo formado pelo casal Izolete e Domício Pereira — considerados pioneiros em razão de residirem na nova capital desde 1959, onde exerceram cargos no governo federal e na Novacap (companhia responsável pela construção da cidade) — reúne um raro acervo administrado pelo curador Cláudio Pereira, filho do casal. Composto por obras de diversos períodos da arte brasileira e internacional, a coleção reúne gravuras, fotografias, desenhos, pinturas, esculturas, documentos e objetos que representam um recorte das artes visuais do período e da estética modernista que se estabeleceu no Brasil nas décadas de 1950 e 1960.

O projeto “Brasília Museu Aberto” apresenta documentos e fotos históricas e atuais, obras de artistas plásticos que viveram essa grande epopeia, que foi a construção da capital no planalto central, e de artistas contemporâneos, que representam o pensamento modernista de uma época, em que Brasília se tornou um marco, com projeto urbanístico único criado por Lúcio Costa e as linhas curvas que fizeram o arquiteto Oscar Niemeyer despontar para o mundo. “Os últimos dois anos nos apontaram grandes desafios por conta da pandemia e foi então que surgiu a ideia inovadora da exposição virtual Brasília Museu Aberto que propõe um novo significado do espaço público, visando potencializar a dimensão de pertencimento do expectador, aproximando-o de conteúdos da sua própria história” afirma Danielle Athayde, curadora do projeto. Nessa dimensão, o território ressurge como cenário lúdico A edição 2022 será aberta com projeções mapeadas no Panteão da República , no dia 21 de abril, em comemoração aos 62 anos de Brasília, no dia 18 de maio acontece no MAB- Museu de Arte de Brasília, quando também será lançado o livro Brasília Museu Aberto e o encerramento acontecerá no dia 22 de junho, na Cúpula do Museu Nacional da República.

Todo o conteúdo das exposições fica disponível na internet através do site da mostra www.brasiliamuseuaberto.com.br, no instagram @brasiliamuseuaberto e também no facebook Brasiliautopiacapital.

Brasília Museu Aberto
21 de abril- Projeção mapeada no Panteão da República
18 de maio- Projeção mapeada no MAB- Museu de Arte de Brasília
22 de junho- Projeção mapeada na Cúpula do Museu Nacional de República

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.