Você sabe o que É O NEUROFEEDBACK?

No final dos anos 1960 e 1970, descobriu-se que é possível recondicionar e retreinar padrões de ondas cerebrais. E desde então a ciência busca as melhores formas de usar esse conhecimento. A última abordagem, em termos evolutivos, é o Neurofeedback Dinâmico, modalidade exclusiva do NEUROPTIMAL®. Trata-se de uma técnica que condiciona o cérebro a alcançar um melhor desempenho. Por meio de eletrodos, o sistema, através de um algoritmo, analisa a atividade elétrica cerebral e, imediatamente, fornece retorno, com informações sobre o seu funcionamento.

É um processo de treino do cérebro /sistema nervoso central. Ele usa informações sobre a atividade elétrica do seu cérebro para permitir que ele mude de padrões ineficientes para padrões mais eficientes. Não é um tratamento, mas sim um treinamento para o cérebro. Ao ajustar os padrões do cérebro de maneira natural, o neurofeedback age como importante complemento para aquelas pessoas que não respondem adequadamente aos tratamentos convencionais, ou que não toleram os efeitos colaterais de medicações.

O treinamento é dinâmico, seguro, indolor e não invasivo. Além de treinamentos relacionados a sintomas patológicos propriamente ditos, o neurofeedback também é usado com frequência por atletas, artistas e executivos na busca de estados de alto desempenho, criatividade e tomada de decisões.

Para entender um pouco melhor o procedimentos e seus benefícios perguntamos para a psicóloga Tatiana Marreco nossas dúvidas. Abaixo a entrevista:

Como é a sessão do Neurofeedback? 

A sessão de Neurofeedback da NeurOptimal é totalmente indolor e não invasivo.  O Treine coloca 5 eletrodos na cabeça do paciente, que ficará  em uma cadeira confortável ouvindo uma musica ou assistindo um filme . Através de breves interrupções na música, o Neuroptimal se comunica com seu cérebro, informando-o sua atividade cerebral. Essas interrupções convidam seu cérebro a autorregular-se.  Cada Sessão é única. O NeurOptimal aproveita os processos naturais dinâmicos de aprendizagem do cérebro, fornecendo ao cérebro as informações necessárias para realizar o trabalho em si . É como segurar um espelho no cérebro para que ele possa fazer seus próprios ajustes. Isso suavemente, com segurança e poder, permite que o cérebro funcione com mais eficiência

Quantas sessões são necessárias para se sentir os resultados?

Depende de cada caso, de cada pessoa. Dos sintomas apresentados e principalmente da persistência e intensidade dos sintomas. E quais são os objetivos que buscamos atingir com o Neurofeedback. Algumas pessoas já sente diferenças significativas já nas primeiras sessões, e outras precisão de um tempo maior para atingir os objetivos desejados.

Quais os principais problemas que essa técnica ajuda a resolver?  

Diversos, entre eles : ansiedade, dificuldades em dormir, falta de concentração,  dores de cabeça e enxaqueca, irritabilidade, stress e sensações de sobrecarga, compulsões e também para otimizar o cérebro para  estudos e atividades físicas de alto desempenho.

Existe alguma contra indicação? 

Não Nenhuma.  

Você acredita que esse será o futuro para as questões da mente, porquê?

Sim, acredito que cada vez mais o Neurofeedback ira ajudar as pessoas a buscarem o melhor de si mesmas. A  potencializares seus cérebros.  E, com certeza, na melhora dos sintomas de maneira natural, sem a utilização de medicações , que muitas vezes têm efeitos colaterais .

Tatiana Marenco

Tatiana Marenco é psicóloga formada pela PUC/RS  em 1998, com MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UFRGS e CENEX – centro de Excelência.Atua há mais de 20 anos na área Clinica em psicoterapia e na área de Recursos Humanos como executiva. Tem formação em Neurofeedback e Neurociência e é certificada pelo Zengar Instituto no sistema NeurOptimal

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.