Madesa: primeira empresa a trazer para o Brasil o conceito de “loja ao vivo”

Em entrevista exclusiva para o Pluminews O CEO da Madesa, Pedro Cini, nos conta como resolveu a questão das novas demandas digitais.

A tríade de bom atendimento, produto de qualidade e serviço personalizado estabeleceu novos parâmetros para as empresas em todo o mundo. Um dos braços que hoje apoiam essas premissas é o digital e tem empresa gaúcha investindo forte nessas necessidades de um mercado cada vez mais exigente. Esse é o caso da Madesa, tradicional indústria de móveis de Bom Princípio (RS), que completou 45 anos em 2022.

Nos últimos meses, a Madesa tem apostado em ações conectadas ao universo digital, com desenvolvimento inclusive, de uma loja ao vivo, além de outras ferramentas web. A estratégia de trabalhar também com base na inovação e no digital deu certo. A empresa tinha 403 colaboradores no início de 2020. Agora são 750. Até dezembro de 2021, outros 30 profissionais ainda devem ser contratados. E a previsão é que, até o final de 2022, pelo menos outros 100 sejam contratados. 

Para atender as demandas houve a necessidade da ampliação física da indústria. A empresa construiu mais de 15.000 m2 no último ano, o que significa um aumento de 30% do parque fabril. Foram ampliados também, além dos espaços fabris, os ambientes dos departamentos administrativo, comercial e também espaço para atender as especificidades da Loja ao Vivo, onde foi montado um estúdio de transmissão completo, com time de vendedores e equipe de som, luz, câmera, mantendo ampla interatividade com os consumidores. 

À frente da empresa, está o CEO Pedro Cini, terceira geração da família na liderança dos negócios e responsável pela transformação digital da marca nos últimos anos. Nesta entrevista exclusiva para o Pluminews, o empresário fala sobre projetos futuros, renovação e sustentabilidade.

CEO Pedro Cini

Sobre os negócios da empresa e seu foco na inovação, estrategicamente falando, como a Madesa está trabalhando atualmente?

Entre as nossas últimas apostas no mercado digital, está, principalmente, a consolidação da Loja Ao Vivo, onde somos precursores do serviço no Brasil. Através do endereço https://aovivo.madesa.com/#/, 7 dias por semana, é possível acompanhar em tempo real todas as nossas linhas de móveis e diferenciais, com a possibilidade de interatividade com os apresentadores. Na Loja Ao Vivo, é possível, inclusive, solicitar atendimento, projeto personalizado gratuito e até mesmo finalizar a compra a partir dali. A ideia é que o consumidor tenha cada vez mais facilidade e clareza no acesso aos nossos produtos, assim como poder tirar todas as dúvidas sobre os processos de compra da melhor maneira possível, a hora e de onde quiser. O formato ao vivo possibilita apresentar os vários ângulos dos móveis, muito além de uma loja online, e tem conquistado o público. 

Como surgiu a ideia da Loja Ao Vivo? 

Acompanhando o mercado nacional, vimos a necessidade de uma maior aproximação com o consumidor durante o momento de isolamento social. Nós enxergamos essa mudança acontecer no mercado internacional, com algumas marcas se posicionando, utilizando dessa estratégia com sucesso, e resolvemos entrar como pioneiros dessa frente aqui no Brasil. A ideia batia muito com o que a gente queria e pretendia, já que, com o fechamento das lojas por conta da pandemia, os nossos consumidores não tinham mais acesso aos nossos produtos. Pelo menos não com a atenção que exige o momento da escolha de um móvel para a casa. A partir dos pedidos constantes dos clientes por uma loja física, resolvemos adaptar para as video chamadas individuais, mostrando todos os detalhes dos nossos móveis. Com o tempo, vimos que era preciso avançar com essa forma de atendimento, de maneira a alcançar mais pessoas e de uma forma mais prática e inteligente, dando início, então, a Loja Ao Vivo. 

O público alvo da Madesa sempre mostrou uma grande necessidade de ver de pertinho os detalhes dos produtos, tal como a  cor do vidro refletida ou o fechamento de portas e abertura de gavetas, por exemplo. É uma experiência crucial que a pessoa costuma ter apenas presencialmente e que é difícil de se conseguir em uma loja online, mas que queríamos dar jeito de fazer acontecer. 

Sabemos que as cozinhas estão entre os itens mais vendidos da Madesa. Quais diferenciais vocês buscaram para ajudar a aquecer as vendas?

Além de qualidade, medidas diferenciadas, possibilidade de personalização e entrega expressa, o destaque fica por conta do ‘Minha Cozinha Madesa’, que é um serviço gratuito de projetos de módulos de cozinha. Esse tem sido um diferencial de sucesso entre os clientes que buscam renovar a cozinha de maneira personalizada, aproveitando todos os espaços do ambiente, e pagando muito menos do que outros serviços semelhantes no mercado. Oferecemos projetos completos de móveis de cozinha, onde o cliente nos passa todas as medidas do cômodo, além de preferências e necessidades, e os nossos especialistas criam a modulação ideal do jeito que ele quiser. 

Funciona assim: o cliente entra em contato pelo canal que preferir (Whatsapp, chamada de vídeo, e-mail ou ligação), informa as medidas do ambiente e especificações, escolhe a linha de cozinha, assim como a cor desejada, e, na sequência, os especialistas criam um projeto com base nessas informações, aproveitando os espaços o máximo que der. Durante o atendimento, é possível dar ideias, sugerir mudanças, mudar módulos e posições, até que fique totalmente do agrado da pessoa. Depois de tudo devidamente revisado e aprovado, é só finalizar o pedido pelo site e aguardar pela entrega expressa, que acontece a partir de um dia útil. 

E quais as vantagens para o consumidor?

Estamos mostrando que é possível ter aquela cozinha dos sonhos, versátil, funcional, de profundidade e tamanhos diferenciados, de acordo com o que o cliente deseja, por um custo bem mais competitivo. Como temos todos os produtos em estoque e produção em grande escala, conseguimos garantir uma entrega mais ágil para os nossos clientes também, diferente de outros serviços semelhantes, onde a personalização chega a demorar mais de dois meses para chegar na casa do consumidor. Estamos alinhados ao propósito do nosso público, que busca, cada vez mais, qualidade, praticidade e serviços acessíveis.

A Madesa, nos últimos anos, vem acompanhando fortemente reflexões importantes no mundo, como a conservação de recursos naturais. Como está sendo esse trabalho na empresa?

Eu acredito que, quando a atenção ao meio ambiente cria raízes, o planeta ganha muito com isso, e, consequentemente, todos nós ganhamos juntos. Ganhamos tanto como empresa, quanto pertencentes a uma comunidade.

Trabalhamos com soluções de forte impacto socioambiental e promovemos ações em todos os processos de produção. Dentre essas iniciativas, que fazem parte da Madesa nesses 45 anos de história da marca, a mais recente delas é o Ciclo de Transformação do Plástico, onde todos aqueles utilizados para embalar as caixas dos móveis são recicláveis.

E como isso funciona?

A empresa conta com um centro de coleta de resíduos em seu parque fabril, que vão desde descartes da produção até a promoção de campanhas internas de arrecadação. Coletados, esses resíduos são levados até um parceiro para o devido tratamento, onde o plástico se torna resina, que, posteriormente, é transformada em novas embalagens. Assim, geramos mais economia, conservação de recursos naturais, redução das emissões de carbono na atmosfera e, de quebra, mais empregos. 

Mas a Madesa aplica, também, inúmeras outras práticas sustentáveis, como a utilização de madeira de reflorestamento em seu mobiliário e energia renovável em todas suas fábricas. Além disso, todos os anos, são plantadas milhares de mudas de árvores através de um programa de plantio para a Compensação de Emissões de Carbono. 

Sabemos que a empresa também tem um forte envolvimento com questões sociais. Nos fale um pouco sobre esse trabalho.

Atuamos em diversas frentes e ações sociais, como, por exemplo, o projeto ‘Pensando no Amanhã’, em Porto Alegre. Essa ação atende jovens e adultos em situação de vulnerabilidade com oficinas em um modelo de educação integral. Entre as estruturas oportunizadas, estão atividades como a marcenaria e o design de móveis, que é fruto de uma longa parceria da Rede Calábria com a Madesa. A empresa também faz doações constantes de valores à Rede via Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FunCriança). Para a Madesa, é fundamental estar conectada com atividades de cunho social, principalmente por tudo o que vivemos nos últimos anos. Temos muito orgulho de sermos parceiros de longa data das atividades da Rede Calábria, onde, igualmente, realizamos a doação de móveis e materiais para as oficinas, que empoderam e profissionalizam tanta gente.

Recentemente, realizamos a doação de sete bibliotecas para escolas de sete municípios da região do Vale do Caí. Essa foi uma importante parceria com o projeto ‘Nossa Biblioteca’, um Hub de projetos e ações para o incentivo da leitura que conecta leitores, escritores e empresas através dos livros, e que teve a curadoria do professor e escritor Luís Augusto Fischer. 

Sobre a Madesa: A Madesa Móveis está presente no mercado há 45 anos e é uma das maiores e mais modernas indústrias do ramo moveleiro do Brasil. Atuando como referência em qualidade, atendimento e inovação no meio digital, a Madesa iniciou como indústria e chega aos dias de hoje proporcionando uma experiência completa, sendo responsável por todo o processo de produção, desde a concepção do design até a entrega do produto.

Bio Pedro Cini: O CEO da Madesa Móveis é formado em Administração de Empresas pela Unisinos, com especialização pela FGV e CESAR School. Iniciou cedo na empresa, passou por diferentes áreas da indústria e faz parte da terceira geração da família à frente da marca, sendo o responsável pela transformação digital da Madesa.

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