Conheça Julinho Cavichioni, o empresário à frente do grupo JPLP

Empresário gaúcho aposta na expansão da rede de restaurantes para Santa Catarina.

Depois de operar por 37 anos no Rio Grande do Sul, o Galeto Mamma Mia vai dar início à sua expansão nacional, começando por Santa Catarina. A ampliação da rede já estava no radar do empresário Julinho Cavichioni, à frente do grupo JPLP (Mamma Mia, El Fuego, Neni Café Bar e Restaurante e Neni Pizza e Pasta), desde que ele vendeu a Caracol Chocolates, em 2019. Os planos, no entanto, foram adiados em virtude da pandemia.

O Galeto Mamma Mia começou sua trajetória em 1985, em Gramado. Especializado na típica culinária dos imigrantes italianos, logo foi reconhecido pelo público da Serra Gaúcha e turistas de todas as regiões do país. A partir de 2012, iniciou sua expansão para outras cidades do estado. Atualmente, conta com 20 operações (sete restaurantes, nove express e quatro deliverys), distribuídas por Porto Alegre, Gramado, Novo Hamburgo e Canoas.

A previsão é abrir seis operações em Santa Catarina até novembro. As duas primeiras desembarcam em Florianópolis, em agosto, e serão no modelo express (com cardápio reduzido e adequado para praças de alimentação). Em Camboriú, a previsão é inaugurar em setembro um delivery e um express. Na sequência, em novembro, estão previstas as aberturas de um restaurante e uma operação express no município de Tijucas.

Além da chegada ao estado vizinho, a marca segue o plano de abertura de novas operações no Rio Grande do Sul. No final de junho, foi inaugurado um Mamma Mia no Embarcadero, point de Porto Alegre à beira do Guaíba. E em agosto é a vez de inaugurar um express no Bourbon Shopping Canoas. Ainda no segundo semestre, o Mamma Mia abre as portas de um restaurante, um express e um delivery em um novo centro comercial na antiga área do Bologna, na Zona Sul da capital gaúcha; e um restaurante e express no novo Pontal Shopping.

A expansão não para por aí. O grupo JPLP acaba de inaugurar uma nova operação: um restaurante El Fuego no I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo. Com sua identidade rústica e aconchegante, o cardápio vai oferecer cortes especiais, típicos do nosso estado e dos países vizinhos, e pratos gourmets à la carte gourmet para os apreciadores de carnes nobres do Vale dos Sinos.

Em entrevista exclusiva para o Pluminews, Julinho Cavichioni conta sobre sua trajetória e projetos futuros:

Julinho Cavichioni

Como começa sua trajetória como empresário?

Ainda menino, aos 11 anos, já sonhava em tocar meu próprio negócio. Primeiro cuidei de um armazém secos e molhados e depois abri uma pizzaria em Gramado. Quando completei 16 anos, em 1985, fui emancipado pelos meus pais para abrir o restaurante Mamma Mia, em Gramado. Com tempero criado em casa, juntamente com meu pai, o galeto assado do Mamma Mia logo conquistou o público da região e turistas. Ainda em 1985, abri um segundo restaurante, desta vez, em Porto Alegre.

O sonho de franquear também começou cedo. Quando a marca tornou-se forte, criei uma nova operação adequada às praças de alimentação dos shoppings centers, com um cardápio de pratos montados com os mesmos produtos do restaurante e a mesma qualidade do serviço. Em 2012, inauguramos a primeira unidade franqueada da marca. 

Comecei com um único restaurante e atualmente estou à frente do grupo JPLP, que além das operações próprias e franqueadas do Galeto Mamma Mia, também administra os restaurantes El Fuego, Neni Café Bar e Restaurante e Neni Pizza e Pasta.

Gastronomia sempre lhe interessou?

Sim, desde muito cedo! Lembro que já sonhava em ter meu próprio restaurante ainda criança. Os almoços de final de semana da minha família, com pratos típicos de imigrantes italianos, foram a minha grande inspiração.

A área de gastronomia foi uma das que mais sofreu na pandemia. Como a empresa lidou com isso?

Conseguimos passar pelo período sem encerrar definitivamente nenhuma das 20 operações no Estado. Com os restaurantes temporariamente fechados em grande parte do ano de 2020, focamos na ampliação do delivery no primeiro semestre de 2021, expandindo a rede de delivery para a Zona Sul de Porto Alegre e para Canoas. Também nos preparamos para voltar a receber clientes após o avanço da vacinação no país. 

Quais os maiores desafios da empresa nesse momento?

2022 está sendo um ano chave para o grupo. Depois de operar por 37 anos no Rio Grande do Sul, estamos iniciando a nossa expansão nacional do Galeto Mamma Mia, começando por Santa Catarina. A previsão é abrir quatro operações no estado vizinho até novembro. As primeiras serão em Florianópolis (Floripa Shopping) e São José (Shopping Itaguaçu), ambas com previsão de abertura em agosto e setembro. No segundo semestre, também vamos abrir operações em Camboriú e no município de Tijucas.

Em agosto, também vamos inaugurar uma operação na antiga área do Bologna, na Zona Sul da capital gaúcha, e um express no Bourbon Shopping Canoas. Outra novidade será um restaurante no novo Pontal Shopping, previsto para novembro.

Também acabamos de inaugurar duas operações. Um restaurante El Fuego, no I Fashion Outlet, em Novo Hamburgo, e uma grande operação no Cais Embarcadero – um dos pontos turísticos mais frequentados da capital gaúcha. O restaurante do Embarcadero é diferente dos demais da marca, com uma proposta para que os clientes apreciem outros momentos, fora dos tradicionais horários de almoço e jantar.

Quais as expectativas de crescimento da área para os próximos anos?

Prevendo que 2022 ainda não seria um ano típico, projetamos três cenários diferentes de crescimento. O mais otimista prevê um aumento de 60% do faturamento com relação a 2021, considerando os restaurantes próprios, franquias e novos empreendimentos.

Fotos: Cleiton Thieli

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