RS deve dobrar produção de energia solar em 2022, projeta setor

Responsável por 11% de toda a energia solar gerada no país, o Rio Grande do Sul deve dobrar a produção neste ano, conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Em junho de 2021, o Rio Grande do Sul produzia 747,9 megawatts de energia solar. No mesmo mês deste ano, esse número saltou para 1,3 gigawatts. Até o fim de 2022, a geração deve quase dobrar, chegando perto dos 2 gigawatts.

A alta ganhou força desde a aprovação de uma lei federal que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída. Pela nova legislação, quem pedir a instalação até 6 de janeiro de 2023, segue na regra atual até 2045 e recebe de volta, como desconto cada kilowatt gerado. Quem deixar para depois vai pagar tarifa.

“Saímos da crise hídrica, de bandeiras tarifarias elevadas, então a energia solar vem como uma solução nesse âmbito e se soma com a mudança regulatória”, diz a coordenadora da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica no RS, Mara Schwengber.

No Brasil, o RS ocupa a terceira colocação entre os estados que mais geram energia solar.

Empresas do setor de instalação dessa tecnologia projetam uma demanda ainda maior nesse período. Em uma delas, em Santa Cruz do Sul, as vendas dispararam.

“A ideia é já ter um crescimento para esse ano na ordem de 70%, 75%. Estamos preparados para isso, inclusive estocados”, afirma o diretor comercial, Mauro Soares.

Foto: Reprodução RBS/ TV

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.