A Pousada do Engenho, hospedagem pioneira na Associação Roteiros de Charme no Rio Grande do Sul, comemora 25 anos em São Francisco de Paula.

Uma das pousadas mais românticas da Serra Gaúcha, a Pousada do Engenho chega aos 25 anos em 2025 comemorando com cultura e novidades na hospedagem. Cenário de experiências a dois, a pousada distante 45 minutos de Gramado, em São Francisco de Paula, tornou-se referência na Serra, um local de extremo respeito à natureza, bom gosto, privacidade e clima de eterno romance.
Em 2025, além de uma programação cultural desde abril, a hospedagem vai anunciar novidades no dia do aniversário — 23 de agosto — que serão motivos a mais para quem quer conhecer a icônica hospedagem serrana, categoria máxima (esmeralda), da Associação Roteiros de Charme no Rio Grande do Sul. Dos 69 estabelecimentos da associação, 3 estão no Rio Grande do Sul, sendo dois estreando em Gramado este ano (Castelo Saint Andrews e Le Boutique Hotel).

Feita para casais, a Pousada do Engenho oferece 15 cabanas cercadas pela Mata Atlântica preservada. Todas amplas, com lareira, hidromassagem, ar-condicionado e detalhes que as tornam simples e luxuosas, como o uso da madeira, a decoração sofisticada e o skylight, teto que se abre para proporcionar luz natural ao ambiente e a observação das estrelas.
Desde 2018, o empreendimento é autossuficiente em energia elétrica devido à instalação de uma usina de energia solar própria. Outras medidas, como o fim do uso de garrafas plásticas, tratamento de efluentes, compostagem e vaga para abastecimento de carros elétricos trazem conforto e a participação do turismo na defesa do ambiente e no combate à crise climática, um dos compromissos da Associação Roteiros de Charme.

“Para se manter associado, além de um serviço de qualidade e exclusivo para o hóspede, é preciso desenvolver ações alinhadas à preservação ambiental que beneficiem toda a comunidade. E isso está em nosso DNA”, diz Alex Alano, CEO da Pousada do Engenho e atuante na associação.
Alano é irmão do fundador do Engenho, que era um sítio nos anos 70. Como pousada, desde agosto de 2000, construiu sua trajetória marcada pela excelência e por experiências inspiradoras e sustentáveis. A vaga verde, para carro elétrico, por exemplo, pode ser usada por quem não está hospedado, com agendamento.
Durante a hospedagem na Pousada do Engenho é possível marcar um jantar romântico na Casa da Árvore: uma cabana construída sobre uma canela-preta, a 7 metros de altura. Também é opção desfrutar de café da manhã, almoço e jantar à luz de velas na própria cabana. O restaurante Casa de Babette, com vista para o jardim principal, serve todas as refeições nas cabanas, sem taxa, e prepara um menu com sabores da culinária gaúcha, mineira, indiana, francesa e tailandesa. O restaurante abre também para visitantes, das 8h30 às 22h.

A piscina externa está cercada pela natureza, iluminada e com água aquecida. Também são opções de atividades para o casal a academia de ginástica, eventos culturais, lojinha com peças de arte e passeios de bicicleta pelos arredores da pousada. E na hora de relaxar, o spa oferece diferentes opções de massagem e ofurô.
Os cuidados ambientais estão em todos os ambientes. Nas piscinas, um sistema de salinização (eletrólise de sal grosso sem iodo) elimina o residual de cloro químico. E o manejo dos jardins é integralmente ecológico, sem utilização de nenhum produto químico.

Um pouco da história
O lugar era o sítio de Newton Alano e de toda uma geração de amigos que curtia o frio de São Chico (São Francisco de Paula) nos anos 70. No local, bem próximo ao lago São Bernardo, a casa principal foi erguida em 1979.
No final dos anos 90, Alano (que foi Gente que Faz, do Bamerindus, por transformar uma área rural em Novo Hamburgo) casou-se, foi morar no Chile e deixou o espaço com um cuidador. Nesta época, o advogado já havia implantado o Sítio Pé na Terra, em Novo Hamburgo, RS – ícone nos anos 1990 de agricultura ecológica e associativa.

A propriedade de São Francisco de Paula foi colocada à venda no ano 2000. Foi então que o irmão, o músico Alex Alano, Suravi Lemos e os amigos André Machado e Suzana Rodrigues decidiram evitar a venda e transformar o sítio em uma pousada. Nesta época, o sítio oferecia espaço para grupos de biodança e outras práticas de crescimento espiritual.
De uma sala de banhos surgiu a primeira cabana. Depois, uma sauna virou uma segunda cabana. E assim começou. Um dia, o irmão voltou e viu que estava tudo lindo e decidiu virar sócio investidor da Pousada do Engenho.
Foram 14 anos para concluir as 15 cabanas, cirurgicamente construídas na mata. A última foi inaugurada no réveillon de 2014. Alex e Ananta Alano foram sócios por muitos anos, e também de Suravi Lemos, mineira que criou o Restaurante Casa de Babette. Hoje, Alex é o CEO e proprietário.

Engenho
O nome da pousada é inspirado em um Engenho de Farinha que o fundador comprou completo na Praia do Rosa, em Santa Catarina, e montou em São Chico. O maquinário depois foi doado para a prefeitura de Novo Hamburgo, mas algumas peças foram recuperadas e ainda estão na pousada, com uso na fachada, um balanço e em alguns bancos da propriedade.
Associação Roteiros de Charme
A Associação de Hotéis Roteiros de Charme une os hoteis e as pousadas mais charmosas do Brasil que, além de empreendimentos incríveis e instalados em destinos espetaculares, seguem um Código de Ética e de Conduta Ambiental construído em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que tornou–se uma referência internacional da iniciativa privada no segmento de hospitalidade.
Todos os anos, hotéis candidatam para fazer parte da Roteiros, mas nem todos são aceitos. Para integrar a associação, os empreendimentos devem passar por uma avaliação criteriosa e monitoramento. Em 2025, a Roteiros de Charme reúne 69 estabelecimentos em 62 destinos espalhados por 17 estados brasileiros. O Rio Grande do Sul conta com 3 locais, dois estreando em Gramado (Castelo Saint Andrews e Le Boutique Hotel).
Todos os estabelecimentos que fazem parte da associação têm como público-alvo viajantes que buscam experiências de hospedagem exclusivas e personalizadas, sejam elas de romantismo, autenticidade, natureza e ecoturismo, tranquilidade, cultura, patrimônio ou gastronomia.
Onde fica
São Francisco de Paula é uma cidade da Serra Gaúcha, repleta de matas, cachoeiras, lagos e recantos intocados. Um dos maiores atrativos para os visitantes é sua autenticidade, onde ainda há gaúchos com trajes típicos e a cavalo vivendo o dia a dia nas ruas. Está distante 39 km de Canela, 48 km de Gramado e 71 km de Cambará do Sul – a terra dos Cânions -, estrategicamente posicionada como ponto de partida para os melhores passeios na região.
Como chegar: Rua Odon Cavalcante, 330,
São Francisco de Paula (RS).
Reservas: (54) 99991-2890 ou acesse o site pousadadoengenho.com.br

Leave a Reply