Sorriso branco no verão: 5 mitos e verdades sobre clareamento dental

Cafezinho, vinho e sensibilidade estão entre as maiores dúvidas, saiba o que realmente influencia o resultado do seu sorriso.

No verão, os cuidados com a beleza e a estética ganham mais força e, claro, o sorriso não fica de fora. O clima de festas e férias inspira mudanças e, nas redes sociais, vídeos e receitas que prometem clarear os dentes em poucos dias fazem sucesso. Mas, junto com as promessas rápidas, vêm também os riscos: tutoriais caseiros, pastas de carvão, adesivos clareadores e misturas com ingredientes ácidos podem causar desgaste do esmalte e aumento da sensibilidade. 

Pensando nisso, a FGM Dental Group, referência em inovação odontológica, e a Dra. Mariana Pires, Cirurgiã-dentista e mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reuniram recomendações para quem quer curtir o verão com o sonhado sorriso branquinho! 

Clareamento enfraquece os dentes?

Um dos mitos mais antigos sobre o clareamento dental é que pode enfraquecer os dentes. Essa crença ainda circula porque muita gente acredita que o produto “retira” parte da estrutura dental para deixá-la mais clara e isso não acontece pois o clareamento age na parte interna do dente, onde estão os pigmentos responsáveis pela cor. “Durante o procedimento, podem ocorrer pequenas alterações superficiais no esmalte, mas são alterações reversíveis e após o término do tratamento, o esmalte tende a se remineralizar naturalmente, voltando ao seu estado normal”, explica a Dra Mariana. 

E a sensibilidade dura muito?

Quando o assunto é sensibilidade, a dúvida é se o procedimento pode deixar os dentes sensíveis por muito tempo. Neste caso, é importante esclarecer que durante o período do procedimento, pode até haver sensibilidade. indicando que a polpa dental reagiu ao agente clareador, e é papel do cirurgião-dentista controlar as variáveis individuais para que o tratamento seja o mais personalizado possível e livre de desconforto. Além disso, quando a sensibilidade aparece, é comum se  manifestar nas primeiras horas após a aplicação do produto, e se estender por até 24 horas. Hoje existem produtos clareadores que ajudam a minimizar esse desconforto, como o Whiteness Perfect, da FGM que  possui alto teor de água e pH próximo ao neutro.

É preciso restringir alimentos e bebidas?

Outra dúvida comum durante o procedimento é se é preciso abrir mão de certos alimentos e bebidas e a resposta é: não. O clareamento age na parte interna do dente, enquanto as manchas externas causadas por alimentos pigmentados são superficiais e saem com boa escovação e limpezas regulares. A Dra. Mariana explica que não há necessidade de restringir esses alimentos após o tratamento, desde que o paciente mantenha uma rotina adequada de escovação e acompanhamento odontológico. Ou seja, dá para continuar aproveitando o cafezinho e a taça de vinho sem culpa. 

Qualquer pessoa pode fazer?

O clareamento dental pode ser realizado na maioria dos casos, desde que haja avaliação prévia do dentista. Existem poucas contra indicações absolutas, limitadas a condições específicas do esmalte ou da dentina “O mais comum é encontrarmos limitações que exigem adaptações específicas, mas não impedem o tratamento. Um exemplo disso são  pacientes com dentes muito sensíveis que devem ser previamente tratados e acompanhados com protocolos específicos”, explica a Dra. Ela também ressalta que o tratamento pode ser feito em adolescentes, a partir dos 13 ou 14 anos, quando os dentes estão completamente formados. Sendo assim, em casos de hipersensibilidade dentária ou em pacientes jovens, é fundamental optar por agentes clareadores com menor concentração de peróxido de hidrogênio, reduzindo o risco de desconforto e preservando a estrutura dental.

Para evitar desconforto é recomendado o uso de formulações mais leves, como o Whiteness HP AutoMixx 6%, que foi desenvolvido com uma formulação equilibrada que proporciona resultados satisfatórios no clareamento sem abrir mão da segurança e do conforto do paciente.

Precisa refazer o clareamento todo ano?

A durabilidade do clareamento varia de acordo com os hábitos de cada pessoa. Bons cuidados, como escovação adequada, uso diário do fio dental e visitas regulares ao dentista, são essenciais para manter o sorriso claro e saudável por mais tempo. Em geral, o clareamento apresenta boa estabilidade de cor, com resultados mantidos em torno de  dois anos e meio. Quando há alguma alteração de tonalidade ao longo do tempo, ela costuma ser leve e não retorna à cor inicial, podendo apenas indicar a necessidade de pequenos retoques.

Portanto, um sorriso bonito e saudável depende de acompanhamento profissional contínuo, aliado a cuidados diários consistentes e individualizados. Mas um bom resultado também depende da qualidade dos produtos utilizados e da execução correta do protocolo. Procedimentos feitos com materiais confiáveis garantem não só melhor estética, mas também segurança e conforto, evitando sensibilidade prolongada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.