O frio que aquece o turismo brasileiro

Cidades em São Paulo, Belo Horizonte e Santa Catarina são opções para quem deseja começar a curtir o inverno viajando
 

As baixas temperaturas chegaram um pouco mais cedo em 2022 com uma nova onda de frio que atinge as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no mês de maio, após a chegada de uma massa de ar polar ao país. Para quem curte a estação gelada, é o momento de preparar os agasalhos e embarcar rumo a destinos como Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Santa Catarina e São Paulo, onde os termômetros já chegaram a registrar menos de 10° C. O clima costuma ser um dos principais fatores levados em consideração no momento da escolha de uma viagem. E como o Brasil é um país tropical e conhecido pelo intenso calor, locais com temperaturas mais baixas configuram uma quebra na rotina de ambiente e paisagem com a qual os brasileiros estão acostumados. Aconchego, conforto, gastronomia e belezas naturais são diferenciais nas regiões.

Dentre os estados com previsão de friaca, municípios de Minas Gerais são ótimas opções para os turistas. A região é repleta de lugares pacatos e acolhedores como Tiradentes, Ouro Preto e São Lourenço que pedem abraços apertados, mantas quentinhas e conquistam os visitantes pelo céu estrelado iluminando as noites e pelas lareiras e fogões de lenha. Contudo, no quesito frio, Monte Verde é o destino mais famoso entre os mineiros. O Distrito de Camanducaia, no sul do estado, está a mais de 1500 metros de altitude, está localizado na Serra da Mantiqueira, o que lhe garante temperaturas baixas durante todo o ano.  

Holambra – São Paulo

O frio de Santa Catarina se concentra especialmente nas cidades serranas, onde ocorrem geadas regulares e, com um pouco menos de frequência, neve. A região possui altitudes que chegam aos 1800 metros e costuma registrar as mais baixas temperaturas do país. As cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra podem fazer parte de um roteiro encantador, ideal para quem quer curtir ao máximo a natureza e a friaca. Em São Joaquim, por exemplo, os termômetros chegam a marcar -10 graus e a neve costuma dar o ar da graça durante o inverno. Por lá, cachoeiras e campos ficam congelados e o visitante que gosta do clima aproveita para curtir as atrações, que incluem visita a Vinícola Villa Francioni, a serra do Rio do Rastro e ao Snow Valley, local repleto de diversões radicais. Já Urubici possui belos campos, muralhas de pedra basalto, e florestas de araucárias. A cidade conta com uma mistura de culinária campeira, cultura gaúcha e catarinense, cavalgadas, fazendas centenárias, cavernas com inscrições rupestres e muito mais.

Já nos arredores da grande São Paulo, a Serra da Mantiqueira é o grande atrativo para quem busca abusar de casacos, botas e cachecóis. A região montanhosa é repleta de cidades com paisagens bucólicas, pousadas charmosas e com arquitetura no estilo alpino que são refúgio das rotinas intensas na metrópole brasileira. São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal se localizam na serra e fazem sucesso entre os viajantes, principalmente, os que buscam sossego. Porém, as opções não param por aí. Além da conhecida Campos do Jordão, o município Cunha, no interior de São Paulo, possui como marca registrada seus belos campos de lavanda e a pequena Holambra, um pequeno pedaço da Holanda no Brasil é conhecido como ‘Cidade das Flores’ são alternativas localizadas próximas a capital e que podem ser visitados de carro. Os nossos consultores especialistas estão à disposição de quem deseja começar a curtir o inverno viajando pelo país. 

Serviço : Bancorbrás Turismo
 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.