Desde a última segunda-feira (11/7), o curitibano tem a chance de participar da escolha das prioridades da Lei Orçamentária Anual (LOA) para execução a partir de 2023 na cidade. A última etapa do programa de consultas públicas, o Fala Curitiba, conta com pontos itinerantes em todas as regionais, além de votação pela internet, por meio do site fala.curitiba.pr.gov.br.
Para o comerciante Thiago Dércio de Oliveira, de 30 anos, que trabalha próximo à praça Tito Schier, no Portão, a realização da votação é importante para resolver os maiores problemas no dia a dia do cidadão. “O diálogo direto com a Prefeitura, como estamos fazendo com o Fala Curitiba, é a forma mais eficiente de conquistar essas demandas”, explica ele, que considera a segurança um dos aspectos mais importantes da vida nas cidades.
Quem também aproveitou para ajudar a escolher melhorias para a capital foi a aposentada Maria Alice Dias de Souza, de 69 anos, moradora do bairro Água Verde. “É uma forma de incentivar os cidadãos a se posicionarem sobre o que desejam ver melhorar, então é ótimo porque estão nos ouvindo diretamente”, acredita. “Sobre a minha regional, por exemplo, eu votei pela elevação próxima à escola São Luiz, que é um problema que merece atenção para melhorar a travessia de pedestres”, afirma.
As demandas estipuladas na fase anterior foram organizadas por Política Públicas e enviadas às secretarias correspondentes. Cerca de 30 solicitações por regional foram consideradas viáveis, depois de reuniões envolvendo as áreas, a Secretaria do Governo Municipal, o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e as administrações regionais.
Foto: Hully Paiva/
Leave a Reply