Agronegócio: Prêmio Nobel debate oportunidades e desafios no Brasil

O renomado cientista Dr. Rattan Lal, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007) e o Prêmio Mundial da Alimentação (2020), e embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), está prestes a visitar o Brasil para participar do 4º Fórum do Agronegócio, marcado para o dia 18 de setembro, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina, Paraná.

Residindo nos Estados Unidos, em Ohio, o Dr. Lal desempenhará um papel fundamental ao propor a palestra principal do evento, intitulada “O Brasil e sua liderança mundial: perspectivas e desafios”. Como professor universitário e diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono na Ohio State University (OSU), sua carreira tem sido pautada pela pesquisa voltada para a preservação da saúde do solo e pela promoção da ideia de ‘produzir mais com menos’, mudando aumentar a produção de alimentos com menor consumo de recursos. Um dos principais objetivos do seu trabalho é fortalecer a segurança alimentar, promover uma agricultura sustentável e contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Faltando poucas semanas para sua visita a Londrina, o Dr. Rattan Lal acredita que o Fórum do Agronegócio será uma oportunidade única para discutir as opções viáveis ​​que o setor agropecuário pode adotar, incluindo a tradução da ciência em ação, a incorporação de inovações de grande porte escala, a identificação de prioridades de pesquisa e a promoção da colaboração entre o agronegócio e instituições acadêmicas.

O cientista também destaca os fatores que tornam o Brasil uma referência global em sua capacidade de produzir e conservar recursos naturais. “Desde 2000, a agricultura brasileira tem sido uma história de sucesso mundial, liderando as exportações de produtos agrícolas. No entanto, é imperativo proteger e preservar nossos recursos naturais, restaurando ecossistemas degradados, aumentando o sequestro de carbono em solos agrícolas, protegendo nossas florestas tropicais, restaurando áreas úmidas, incluindo o Pantanal, e adotando práticas sustentáveis ​​que permitam produzir mais com menos”, declarou em uma entrevista recente.

Durante o Fórum do Agronegócio, o Dr. Rattan Lal também discutirá estratégias para que o Brasil possa consolidar sua posição e destacar sua competitividade em relação a outros países. “O Brasil tem o potencial de esforços de liderança para ajudar a África Subsaariana a alcançar o mesmo sucesso que o Cerrado brasileiro, intervindo como um modelo a ser seguido e estabelecendo uma vantagem competitiva na comercialização de seus produtos. O país pode fornecer apoio financeiro para o desenvolvimento institucional e capacitação de recursos humanos na América Central, Caribe, África e em outras regiões. O Brasil está bem posicionado para construir pontes entre nações”, prevê o Dr. Rattan Lal.

O Fórum do Agronegócio reunirá mais de 20 líderes do setor, incluindo produtores, empresários, associações, agroindústrias, cooperativas, instituições acadêmicas e imprensa. O evento tem como objetivo promover a integração de toda a cadeia produtiva, abordando o tema central “Produzir e Conservar” e as narrativas sustentáveis ​​do agronegócio, tanto em nível nacional quanto internacional. Além da palestra principal do Dr. Rattan Lal, o programa incluirá mesas-redondas sobre tópicos relevantes, como a integração das cadeias produtivas, a resiliência dos sistemas alimentares e o futuro sustentável do agronegócio.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.