EMBAIXADA DOS PAÍSES BAIXOS PROMOVE EXPOSIÇÃO “ÁGUA É VIDA” NO DISTRITO FEDERAL

Primeira parada da mostra fotográfica será na Estação Galeria do metrô

Prince Loyd C. Besorio

Que a questão da água é de suma importância para o planeta, todos sabem. Basta
assistir as notícias sobre o aumento do nível do mar, seca, temperaturas extremas e
desastres naturais, cada vez mais frequentes ao redor do mundo.
A água, e o acesso à água limpa, segura, influenciam no desenvolvimento, redução da
pobreza, igualdade e segurança da população mundial. Foi pensando nisso, que o
Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, a caminho da Conferência das
águas das Nações Unidas (2023), coorganizada pelo Reino dos Países Baixos, lançou o
concurso de fotografia Water is Life (Água é Vida), com a participação de fotógrafos do
mundo, tendo por objeto a questão ambiental e a importância da água em nossas
vidas.

Armando López Castañeda

O resultado poderá ser visto na exposição “Água é Vida”, que a Embaixada dos Países Baixos abre ao publico, no dia 5 de outubro, na Estação Galeria do metrô. São Fotografias que, no corre-corre, diário, da população pelo sistema metroviário do Distrito Federal, poderá servir como um chamado para juntos destacarmos a importância do cuidado com a água e os desafios hídricos que temos pela frente.

José Nunes


Ao todo foram selecionadas dezenove fotografias de diferentes países, e entre os cliques escolhidos está o do pernambucano José Nunes, cuja foto traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no rio Capiberibe, que corta a cidade de Recife. As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, cada vez mais comuns em países do mundo inteiro, como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos; falta de alimentação para gado e ovelhas, que deixam os pastores sem trabalho e alimento, a escassez de peixes, água imprópria
sendo consumida pela população e a total falta de água para consumo. Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.

Manoj Kumar


Para o Embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, a exposição “Água é Vida” é uma forma de trazer à tona um debate de extrema importância para a sobrevivência da humanidade. “Quando lembramos que o nosso corpo é composto em mais de 55% por água, tomamos consciência de que esta é essencial para a vida.
Juntos, precisamos unir forças para cuidar do bem mais importante do mundo e garantir o acesso a todos, também no futuro”, afirma ele.

A história dos Países Baixos está, inseparavelmente, ligada à água, já que 30% de suas terras se encontram abaixo do nível do mar. Mas apesar das políticas públicas e a busca por soluções sustentáveis e inclusivas constantes, o país não está imune ao problema e pode sofrer com a escassez de água até 2030. Também no território brasileiro, onde se encontram 12% da água doce do planeta, existe ainda um desafio quanto ao acesso a água tratada. Desafios que indicam a necessidade de enfrentar a questão da água de forma globalizada, cuja solução é um desafio para todos os países.
Para a Diretora do Programa da Conferência das Nações Unidas sobre a Água, Nathalie Olijslager esse é um assunto primordial. “O acesso à água limpa e segura é essencial para todos. Para fazer face aos desafios da subida do nível do mar, da seca e das condições meteorológicas extremas, temos de agir. Com a exposição Water is Life, os Países Baixos querem unir o Brasil e o mundo sobre os muitos tópicos da água”.

Tomislav Georgiev

Depois da Estação Galeria (5/10 a 26/10), no Metrô, a exposição segue para os Complexos Culturais de Planaltina (28/10 – 17/11) e Samambaia (20/11 – 11/12), onde serão realizadas visitas com alunos de escolas públicas das regiões administrativas.

Serviço:
Exposição “Água é Vida”
Onde: Estação Galeria do metrô
De 5 de outubro até 26 de outubro
Horário: 7h00 às 22h00

Complexo Cultural de Planaltina
De 28 de outubro até 17 de novembro
Horário: 9h00 às 17h00

Complexo Cultural de Samambaia
De 20 de novembro até 11 de dezembro
Horário: 9h00 às 17h00

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.