Olivas no Cais: evento de imersão à cultura do azeite em Porto Alegre

Entre os dias 26 e 29 de outubro, a capital gaúcha vai sediar, mais uma vez, uma grande iniciativa dedicada à olivicultura gaúcha. É o Olivas no Cais, um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com o Cais Embarcadero, local das atividades, situado no Centro Histórico de Porto Alegre.

Durante o evento, o público poderá participar de palestras, tendo o consumo do azeite de oliva extravirgem como tema central, desfrutar de jantares especialmente preparados por chefs renomados e, ainda, adquirir azeites gaúchos de alta qualidade, reconhecidos internacionalmente em conceituados concursos pelo mundo afora.

O evento retorna em sua segunda edição ressaltando o crescimento exponencial ano a ano da olivicultura gaúcha. Com o intuito de prestar consultoria aos produtores, num setor que está em franca expansão no Rio Grande do Sul e no Brasil, o Olivas no Cais contará com o patrocínio e com a presença de instituições fortemente ligadas ao fomento do desenvolvimento econômico e social do estado: Setur, Banrisul, Fecomércio-RS, Sebrae e Salton.

Feira para venda de azeites

O Olivas no Cais vai proporcionar aos visitantes que possam levar para casa o que há de melhor em termos de azeite de oliva extravirgem. Através da venda direta pelo produtor, cerca de 30 rótulos gaúchos estarão à disposição do consumidor, em uma Feira gratuita montada no Gramado central do Cais Embarcadero.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor de azeite de oliva extravirgem do Brasil. Cerca de 75% da produção nacional está concentrada em solo gaúcho. Muitos rótulos que estarão presentes na feira já foram premiados nas principais competições de azeite extravirgem do mundo como na italiana EVO International Olive Oil Contest, na NYIOOC World Olive Oil Competition, nos Estados Unidos, e na Terraolivo, em Israel.

Jantares

Dia 27 de outubro, a partir das 20h, acontecerão os tão esperados encontros da culinária com a arte do azeite. Os jantares serão preparados pelos chefs de cozinha renomados Alan Aguiar e Giordano Tarso, com protagonismo para o azeite de oliva extravirgem gaúcho e podem ser adquiridos através do link bit.ly/olivasnocais  do Sympla.

Palestras

Com o intuito de difundir a cultura do azeite e ampliar o leque de atrações do Olivas do Cais, a organização do evento promoverá um ciclo de palestas, gratuitamente, para o público visitante. Os encontros acontecerão dias 26, 27 e 28 de outubro no Espaço SETUR, ao lado da feira de azeites, no Cais Embarcadero.

SERVIÇO:

Olivas no Cais

Data: de 26 a 29 de outubro

Local: Cais Embarcadero – Av. Mauá, 1050 – Armazém A7 – Porto Alegre/RS

Ingressos para os jantares do dia 27/10: bit.ly/olivasnocais

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.