São Paulo 470 Anos: programação cultural gratuita e diversificada marca as comemorações na capital

São Paulo comemorará 470 anos nesta quinta-feira (25), e uma ampla programação cultural está prevista para celebrar a data. A iniciativa inclui shows, filmes, exposições e o tradicional bolo de aniversário, além da gratuidade nos ônibus da cidade durante o dia.

No Bixiga, região central da capital, a tradição do bolo gigante se mantém desde os anos 80. Para este ano, a proposta é que cada participante contribua com um bolo simples, sem recheio, e, ao meio-dia, será entoado um “parabéns” seguido pela distribuição dos bolos.

O Mercado Municipal também oferecerá um bolo especial para a população em comemoração aos 91 anos do próprio Mercadão. A estrutura do bolo, em formato do mapa da capital, será feita com pão de ló e recheio de creme de confeiteiro, com distribuição a partir das 12h.

No Museu do Ipiranga, uma programação especial terá início às 10h com uma apresentação do Coral Heliópolis do Instituto Baccarelli na escadaria da esplanada. O Museu abrirá suas portas gratuitamente, permitindo acesso às exposições “Uma História do Brasil” e “Para Entender o Museu e Passados Imaginados”.

Diversos outros eventos gratuitos estão programados para o dia, como a pré-estreia do curta-metragem “Fluxo, o Filme” no Vale do Anhangabaú às 19h, apresentações no Museu da Língua Portuguesa, Festival de Calçada, e atividades no Museu das Culturas Indígenas, destacando a história dos nomes indígenas de bairros e ruas da cidade.

O Jardim Botânico promoverá a edição de verão do Salão de Botânica, o Conjunto Nacional exibirá obras de artistas visuais homenageando bairros emblemáticos da cidade, e o Museu do Futebol terá apresentações especiais e atividades para os visitantes.

A Prefeitura organiza o evento “Elas Cantam São Paulo”, com apresentações de artistas como Baby do Brasil, Lexa, Nayara Azevedo, Tati Quebra Barraco e Mart’nália, distribuídas em seis palcos pela cidade. A programação completa, incluindo teatro, caminhadas, batalhas de rap e circo, pode ser consultada no site oficial dedicado ao aniversário da cidade.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.