Previsão de investimento de R$20 bi na mecanização da agricultura familiar visa fomentar sustentabilidade


O novo plano industrial anunciado pelo governo federal nesta segunda-feira, 22, destina R$ 20 bilhões para a mecanização da agricultura familiar, conforme comunicado divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Integrando a “Missão 1” do programa Nova Indústria Brasil, a iniciativa visa impulsionar projetos sustentáveis para segurança alimentar, energética e nutricional, priorizando a aquisição de máquinas nacionais para a agricultura familiar até 2033.

Entre as metas estabelecidas, o governo busca atingir 70% de mecanização nos estabelecimentos de agricultura familiar, atualmente em 18%. As máquinas e equipamentos devem ser 95% de origem nacional, conforme as diretrizes do programa, resultando em ganhos de produtividade na agricultura e fortalecimento da indústria de máquinas.

No contexto da cadeia agroindustrial, o governo enfatiza áreas prioritárias, como a fabricação de equipamentos para agricultura de precisão e biofertilizantes. O MDIC destaca a possibilidade de financiamento não reembolsável para fertilizantes e defensivos com nanotecnologia ou biotecnologia, produtos de maior valor agregado com base em biomassa, melhoramento genético animal e vegetal, além da redução da pegada de carbono na atividade agropecuária.

Projetos de soluções biotecnológicas para nutrição e defesa de plantas, proteínas animais, máquinas e equipamentos para agricultura familiar podem ser financiados com recursos reembolsáveis, com juros de Taxa Referencial (TR) mais 2% ao ano.

Dentro do escopo agroindustrial, o MDIC planeja expandir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reajustar os valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), racionalizar as taxas portuárias e aprimorar o sistema de garantias. A meta do governo é elevar a participação do setor agroindustrial no PIB agropecuário de 23% para 50% até 2033.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.