Safira celebra 75 anos com ação beneficente em prol do Instituto do Câncer Infantil
Fundada em 1950 por Luiz Lichtman, imigrante polonês que chegou ao Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial, a Safira nasceu no bairro Partenon, em Porto Alegre, como uma pequena joalheria familiar. Ao longo das décadas, expandiu suas operações para os principais shoppings da capital e do interior gaúcho, acompanhando o crescimento do varejo e as mudanças de comportamento do consumidor. A marca também segue unindo tradição e inovação, mantendo viva sua essência familiar.
Atualmente, sob a gestão de Jacó e Luiz Lichtman, segunda e terceira geração da família, a Safira conta com dez lojas físicas em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Pelotas, além de um e-commerce que atende todo o Brasil.
Em 2025, a empresa celebra 75 anos de trajetória nos segmentos de joias, relógios e óculos com o lançamento de três coleções especiais que unem tradição, inovação e propósito. Parte da renda obtida será destinada ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), reafirmando o compromisso social da marca com a comunidade.
A primeira coleção é uma parceria inédita no Brasil: são relógios desenvolvidos em parceria com a Technos, em homenagem ao aniversário da Safira. Desde a chegada da marca de origem suíça ao Brasil, a Safira identificou valores em comum, como qualidade e inovação, dando início a uma das colaborações mais duradouras e bem-sucedidas do setor. Para marcar a data, foram escolhidos sete modelos icônicos entre os best sellers, que agora compõem a linha comemorativa em edição limitada.
No início deste ano, a Safira também passou a produzir armações próprias, que rapidamente se consolidaram como líderes de venda no segmento dentro da rede. Para celebrar a data especial, a marca apresenta uma coleção exclusiva de 55 modelos da marca – 40 femininos e 15 masculinos – produzidos em ultra acetato e titanium de alta performance italiana. O desenvolvimento contou com a expertise de um profissional brasileiro com experiência na indústria óptica da Itália, agregando mais sofisticação e qualidade às peças.
Já a coleção “Joias Leves”, em ouro, assinada pela designer Telma Fanuchi em parceria com a equipe Safira, chega repleta de significado. Inspirada no “S” da marca, símbolo de curvas, movimento, superação e conquistas, a linha traz sete modelos criados para serem fortes na presença e leves no corpo. As peças unem sofisticação e delicadeza, traduzindo a singularidade de cada mulher e convidando ao sentimento de celebração diária.
De setembro a dezembro de 2025, 2% do valor das vendas das três coleções comemorativas será revertido para o Instituto do Câncer Infantil. “Celebrar 75 anos é também reconhecer a importância de retribuir à comunidade que sempre esteve ao nosso lado. Destinar parte das vendas ao Instituto do Câncer Infantil reforça nosso compromisso de transformar cada conquista em solidariedade”, afirma Luiz Lichtman, diretor da Safira.

Em entrevista exclusiva para o pluminews, o diretor Luiz Lichtman comenta a importância da data comemorativa, as transformações recentes, os projetos futuros e as oportunidades que se desenham para o próximo ano. Confira:
– A empresa comemora 75 anos. Qual o significado da data?
A data simboliza a determinação e a dedicação da nossa família e equipe em superar todas as adversidades ao longo dessas sete décadas e meia. Também representa a capacidade de adaptação às novas tendências e aos comportamentos dos clientes. Acima de tudo, é motivo de orgulho por termos construído uma marca que se tornou referência para os gaúchos — uma marca que preserva seus valores, inova na medida certa e reflete humanidade, verdade, emoção e qualidade. É, ainda, um momento de reflexão: olhar para frente, buscar o novo e continuar evoluindo, sem jamais parar.
– Como foi a diversificação para o mercado de óculos?
Somos profundamente comprometidos com o universo da ótica. Nossa equipe recebe treinamentos contínuos e atualizações sobre lentes, ajustes, novas tecnologias e tendências de moda.
Ao acompanhar de perto os mostruários das principais grifes, identificamos a oportunidade de desenvolver nossa própria coleção de óculos de grau com marca própria. O objetivo foi complementar o mix — em preço e modelagem —, fortalecer a marca Safira, garantir maior controle de custos e oferecer exclusividade no fornecimento.
Nosso propósito é proporcionar ao cliente Safira opções com estilo apurado, qualidade perceptível e excelente relação custo-benefício. Durante o ano passado, realizamos uma ampla pesquisa e curadoria com especialistas em ótica, tendências e fornecedores. O primeiro lote foi lançado em março de 2025 e o sucesso foi imediato. Hoje já estamos no quarto lote, sendo o mais recente uma edição limitada comemorativa aos 75 anos da marca, com gravação especial na haste e estojo em couro exclusivo.
As armações são produzidas com materiais de alta qualidade, como chapa de ultra acetato 100% italiano, charneiras duplas ou charneiras Built In, que oferecem mais resistência e flexibilidade. Algumas contam com plaquetas ERGOPAD, anatômicas e confortáveis, e outras são confeccionadas em 100% titânio, garantindo leveza, durabilidade e propriedades hipoalergênicas. Também desenvolvemos modelos Clip On, feitos em acetato (material orgânico) e com lentes dentro dos padrões internacionais. Assim, construímos um portfólio sólido e diferenciado, que tem se destacado em todas as lojas Safira. Desde o lançamento, nossa marca própria de óculos se consolidou como a linha mais vendida da rede.
– Quais são as principais apostas da empresa para o ano que vem?
Estamos em um processo de adequação do mix de produtos, iniciado este ano e que será intensificado no próximo. Há uma grande variedade de novos materiais e oportunidades para atender diferentes perfis de clientes. A Safira se consolida como uma loja democrática e eclética — que oferece desde armações a partir de R$ 190,00 até modelos de R$ 6 mil. O mesmo se aplica às joias: temos peças em prata a partir de R$ 190,00 e joias em ouro 18k que ultrapassam R$ 15 mil. Além disso, estamos com um projeto de expansão por meio de quiosques. Ainda não há nada definido, mas o plano já foi aprovado e faz parte da nossa estratégia de crescimento.
– Hoje, a segunda e a terceira geração estão à frente da empresa. Qual o principal legado da marca?
O principal legado é a cultura — algo que não se compra, mas se constrói com o tempo. Honrar essa cultura nos mantém firmes, seguros e fiéis ao nosso jeito de fazer as coisas. O varejo é dinâmico, exige rapidez e capacidade de adaptação, mas sem perder a essência. Esse é, sem dúvida, o maior legado da Safira.
– Como vocês imaginam a Safira no futuro?
Mantendo o atendimento como um diferencial, com uma comunicação e um mix de produtos sempre atualizados e conectados às novas tecnologias — para continuar interagindo de forma próxima e relevante com os clientes do futuro.

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