Aos 64 anos, o executivo que transformou a EXS em referência nacional abre sua visão sobre inovação, experiência do cliente e a construção de uma marca que dita tendências há três décadas.

Faltando pouco para completar 30 anos, a EXS Eletrodomésticos vive um dos momentos mais significativos de sua trajetória — e ninguém melhor que seu diretor executivo, José Fernando Andrade Gay, para iluminar esse percurso. Aos 64 anos, formado em Administração e Marketing pela ESPM, com uma carreira marcada por cursos, especializações e presença constante nos maiores fóruns de e-commerce e mídias digitais, José Fernando é o tipo de empresário que chega sempre antes das tendências. Isso porque ele as busca na fonte: nas principais feiras mundiais do setor, como FTK Milão, KBIS nos Estados Unidos e IFA Berlim, que frequenta há anos para antecipar movimentos e incorporar o que há de mais avançado ao mercado brasileiro.
A EXS nasceu da inquietação por inovação — e permanece fiel a esse DNA. A recente renovação da loja e do portfólio reafirma essa vocação: ambientes imersivos, funcionais e totalmente integrados oferecem ao público uma experiência que transcende a simples compra. Não é apenas sobre eletrodomésticos premium; é sobre soluções inteligentes que transformam cozinhas e espaços gourmets em ambientes de performance, estética e prazer.
Hoje, a empresa apresenta a maior e mais completa linha de eletrodomésticos premium do Sul do país, com atuação de ponta a ponta no território nacional. São produtos escolhidos a dedo, com padrão elevado de qualidade, desempenho exemplar, ergonomia incomparável e design exclusivo. O portfólio reúne algumas das marcas mais prestigiosas do setor — Smeg, Coifatec, Evol, Gorenje, Crissair, De Bacco, TDC, La Nordica e Solzaima — todas reconhecidas globalmente pela excelência em desenvolvimento e durabilidade.
Mas, para José Fernando, o diferencial da EXS não está apenas no que ela vende, e sim em como ela se relaciona com o cliente. Ele enfatiza que o serviço oferecido pelos consultores sênior, a robusta armazenagem, o grande estoque, a pronta entrega e a assistência técnica permanente são elementos que consolidam a empresa como referência nacional. “Nosso compromisso é entregar mais que um produto — é garantir segurança, experiência e resultado”, afirma.

Em entrevista exclusiva para o Pluminews, o executivo aprofunda essa visão, revela bastidores de três décadas de mercado e antecipa as tendências que devem moldar o futuro das cozinhas e dos ambientes gourmets no Brasil.
Nos últimos 15 anos assistimos uma mudança no interesse do público sobre gastronomia, mas sua empresa já existe há 30 anos e explora esse perfil muito antes de ser modismo. Como surgiu a ideia de abrir a EXS?
Estive em uma palestra nos EUA sobre megatendências e sinalizava uma mudança de comportamento. As pessoas se voltando para suas casas, investindo mais no seu bem estar. O efeito “Cocooning” as pessoas se recolhendo mais em casa, buscando conforto e segurança, em vez de sair para socializar.
Ao que você atribui o sucesso da empresa?
Visão de nicho, foco e consistência: manter um posicionamento premium por décadas, sem pular modismos. Pioneirismo e presença no digital, primeiro e-commerce no segmento de eletrodomésticos do Brasil. Nossa site (domínio) existe a mais de 23 anos ininterruptos.
Nesses 30 anos quais foram os maiores desafios?
Crises macroeconômicas e volatilidade cambial, manter identidade da marca diante de tendências passageiras. Recrutar e reter mão de obra qualificada — técnicos e consultores com cultura de excelência. Cada desafio exigiu decisões difíceis: ajustar mix de fornecedores, investir em treinamento, e criar estoques estratégicos.
Como empresário, qual a melhor dica para quem está começando?
Especialize-se — seja referência em algo que gera poder de precificação, Foque no cliente certo: conheça suas dores e expectativas. Planeje muito e pesquise muito o mercado que irá atuar, Cerque-se de gente melhor do que você em áreas-chave e por fim: paciência estratégica. Marca premium se constrói com decisões consistentes, não existe atalho.
Como você vê o futuro da EXS?
Ser referência nacional no setor. A loja e a marca mais lembrada no Brasil por Clientes, Arquitetos, Decoradores e famílias que buscam consultoria, serviços e equipamentos de alto padrão, capazes de transformar suas rotinas domésticas em experiências enriquecedoras e memoráveis.
A EXS Eletrodomésticos está localizada na Av. Berlim, 400, no 4° Distrito de Porto Alegre e possui 415 m² e mais de 190 produtos em exposição na loja.

Leave a Reply