Novo destino enoturístico une vinhos biodinâmicos, gastronomia sulista e inovação construtiva na Serra Gaúcha

Da vinha à mesa, Vinícola Monte Astral e Ostara oferecerem experiência exclusiva e sustentável para turistas.

A Serra Gaúcha ganha uma nova atração para aqueles que buscam por uma experiência autêntica, sustentável e de alta qualidade. Localizada em Farroupilha, na divisa com Pinto Bandeira, a Vinícola Monte Astral surge com a proposta da filosofia da biodinâmica, onde os vinhos são produzidos com intervenção mínima, respeitando os ciclos do planeta e a interconexão entre o ser humano, a natureza e o cosmos. Integrado à propriedade está o restaurante de gastronomia sulista Ostara, que se destaca por sua construção inovadora em mass timber (madeira engenheirada) e que agora está aberto ao público.

Entendendo que tudo está conectado e integrado, a Monte Astral elabora vinhos com base em um conjunto de práticas que combinam métodos ancestrais com a tecnologia moderna. Diferente da produção agrícola tradicional, cada uva é cultivada com respeito às estações, fases da lua, posições das constelações e ao equilíbrio delicado da biodiversidade da terra. O resultado é uma experiência enogastronômica que vai além do paladar. 

Paulo Cesar Fernanda Rutzen

A vinícola é liderada pelo casal Paulo Cesar Fernanda Rutzen, que são os principais proprietários, com a participação de um grupo societário. Juntos, decidiram criar um projeto que unisse sustentabilidade, tecnologia e exclusividade. Em 2017, Paulo Cesar, apaixonado pelo mundo dos vinhos naturais e biodinâmicos franceses, adquiriu a propriedade. Ao lado de Jefferson Sancineto Nunes, agrônomo e enólogo da Monte Astral, iniciou a preparação do solo, realizando o primeiro plantio em setembro de 2018, durante o equinócio de primavera. Foram anos de cuidadoso cultivo das vinhas até alcançar resultados. 

“Mais do que uma técnica ancestral, a Biodinâmica é uma filosofia de vida que inspira uma conexão mais profunda com o planeta e desperta a consciência para a harmonia entre todos os elementos. Cada ação nossa, desde a poda até a colheita, ressoa através dos ciclos naturais e cósmicos, resultando em vinhos de qualidade excepcional. Além disso, é um compromisso com a preservação e regeneração da terra para as gerações futuras”, explica Paulo Cesar Rutzen.

Tendo a natureza como guia, a vinificação biodinâmica traz um vinho que muda a cada ano, conforme o ciclo de frio e calor, chuva e seca, sem um sabor padrão, entregando na garrafa o que a natureza entrega no terroir. “Essa produção tende a resultar em sabores mais ricos e distintos. Cada garrafa é uma cápsula do tempo, contando a história da estação, do momento cósmico e do esforço dedicado em cada etapa do processo”, destaca Fernanda Zen Rutzen.

Ostara: Comida com Propósito e Consciência

Arquitetura, design, vinhos e gastronomia convergem em um único lugar, esse é o conceito que permeia o restaurante Ostara, localizado dentro da vinícola Monte Astral. A novidade busca oferecer uma experiência gastronômica sulista, no qual o contato com a natureza e o produtor rural se estabelece de maneira íntima, sempre com o objetivo de utilizar os melhores insumos e técnicas disponíveis. O cardápio leva a assinatura dos chefs Felipe Di Sicca e Raphael Dittrich, ambos com passagem por restaurantes renomados do Sul do Brasil. O nome tem origem na Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão enquanto observa uma lebre, símbolos da fertilidade e do início de uma nova vida. 

Raphael Dittrich, Felipe Di Sicca, Paulo Cesar Fernanda Rutzen

O projeto do restaurante é de autoria da arquiteta, urbanista e designer Lisiara Camargo Simon, que possui um portfólio de trabalhos alinhados com questões ambientais. Em consonância com os princípios da vinícola, a profissional optou por combinar sustentabilidade e tecnologia na construção do restaurante em 470m² executado em mass timber pela startup Noah, utilizando a madeira de reflorestamento fornecida pela Urbem. Grandes aberturas foram incorporadas para maximizar a entrada de luz natural e alcançar uma total integração com a paisagem natural que se destaca na região. 

“Acredito que o bem-estar das pessoas e do planeta deve ser considerado já na concepção do projeto arquitetônico. Dado que se trata de um lugar público, visualizei a oportunidade de promover a Arquitetura Sustentável, entregando um projeto icônico, esteticamente harmonioso e com um menor impacto ambiental”, comenta Lisiara.

A estrutura à base de mass timber também incorpora o conceito da Economia Circular, com sua montagem rápida (realizada em 29 dias) que resulta na geração de poucos resíduos na obra. Outro diferencial é que se trata de um material renovável que captura carbono durante toda sua vida útil: 1m³ de madeira reduz aproximadamente uma tonelada de CO2 na atmosfera. “O Ostara abraça duas frentes fundamentais: sustentabilidade e biofilia. Através delas, demonstramos ao mercado que é possível desenvolver empreendimentos de alto padrão e sustentáveis em diversos setores”, afirma Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah. 

OSTARA RESTAURANTE

MONTE ASTRAL VINÍCOLA (LINHA 47, FARROUPILHA -RS)

ABERTO AO PÚBLICO A  PARTIR DO DIA 20/10

FUNCIONAMENTO: 

QUINTAS E SEXTAS, DAS 12H ÀS 16H 

SÁBADOS E DOMINGOS, DAS 11H30 ÀS 16H

CONTATO: 54 98131.2597

@monteastral

@ostara_restaurante

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.