Cantora brasileira descobre música incrustada na natureza!

Ana Schurmann transformou ranhuras de conchas em ondas sonoras – e a revelação tem mobilizado a comunidade científica internacional.

Foi a partir de uma caminhada em uma praia de Dubai que a multiartista brasileira Ana Schurmann (@ana.schurmann) teve o insight para compor sua mais nova canção: uma concha que pairava na areia trazia em sua forma natural ranhuras que se assemelhavam notavelmente a um espectrograma – espécie de gráfico que pode ser lido como ondas sonoras.

“Era como se a concha tivesse composto um trecho musical. Ela tocou uma canção e passou uma mensagem pra mim naquele momento”, reflete Schurmann. Da leitura das linhas e ranhuras da concha, deu-se início a uma viagem musical e científica: ouvir as “composições” vindas da natureza, lendo as ondas provenientes da geometria dos elementos naturais, passou a contar com o interesse e adesão de cientistas renomados.

Roger Hale, especialista em tecnologia musical e professor da Utah Tech University, uniu-se à Ana Schurmann somando expertise e softwares de imagem, que escaneiam o padrão semelhante ao do espectrograma e o converte em som. O processo tem sido a semente de uma nova criação: “sonus naturae 0” – uma peça musical única e inovadora, com lançamento previsto para o próximo ano, integralmente “composta” pela concha, sem intervenção humana.

“A concha foi um grandioso ponto de partida. Suas ranhuras lidas como som remetiam perfeitamente a uma melodia de Debussy, foi o que nos deixou mais impressionados”, afirma Ana. O trabalho em rede com o departamento de biologia da Utah Tech University consolidou uma conexão importante para a compreensão do tema e para a evolução de estudos, explorando o entendimento de mensagens e melodias incrustadas nos elementos naturais.

Multiartista por vocação, Ana Schurmann atua desde os treze anos de idade como modelo internacional para grifes do calibre de Dior, Calvin Klein e Tommy Hilfiger, e estampando editoriais em publicações como Vogue, Harper’s Bazaar, L’Officiel, Elle e Marie Claire. Há 5 anos, ingressou também no cenário musical, onde coleciona feitos notáveis, explorando música, arte e moda. Das andanças modelando mundo afora, reuniu vasta bagagem cultural e a fluência em nove diferentes idiomas. Além de cantar e compor, toca sete instrumentos musicais. 

Catarinense de Florianópolis, a multiartista Ana Schurmann já desponta nas paradas internacionais: em Milão, foi convidada para compor e interpretar a trilha sonora do desfile da prestigiada grife Max Mara. Também na Itália, desbancou nomes consagrados como The Weeknd e Lil Nas X quando ingressou no pódio do streaming ‘Deezer’, com a canção “Room (Hear me Now)”. No Reino Unido, emplacou as canções “Tell Me” e “Flume XI” na disputada playlist da BBC britânica.

Mais sobre Ana Schurmann em: 

https://anaschurmann.komi.io/

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.