Entrevista com Pedro Roso: O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios

Pedro Roso é cofundador e CEO da Docket, uma das maiores legaltechs do Brasil, tendo captado mais de 130 milhões de reais de investidores renomados, incluindo KaszeK, Valor Capital Group, Canary, OneVC, Wayra, TM3 Capital, Gerdau e Bradesco. Formado em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especialização em Liderança & Inovação pela Universidade de Stanford, Pedro possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de negócios. Pedro é empreendedor Endeavor e Google Alumni. Em 2023, foi reconhecido como o Empreendedor do Ano na categoria Emerging pela Ernst & Young (E&Y).

Em 2016, em parceria com Rodrigo Lopes e Flávio Castaldi, deu início à Docket, plataforma que oferece infraestrutura e tecnologia para otimizar operações que dependem de documentos, de ponta a ponta, em todo o Brasil. A Docket, é uma empresa de Software as a Service (SaaS) que disponibiliza um ecossistema de soluções relacionadas à busca, análise, extração e gestão de documentos. Por meio de tecnologia e inteligência artificial, o ecossistema da Docket acelera as operações das empresas, sendo um aliado contra a burocracia. Com as soluções mais avançadas do mercado, a Docket é listada no 100 Startups to Watch 2023, Top 50 Scaleups, da 100 Open Startups 2023 e Top Startups do LinkedIn. Por meio de suas soluções, contribuiu para a liberação de mais de R$50 bilhões em operações de crédito. A empresa já recebeu investimentos de fundos como Kaszek, Valor Capital Group, ONEVC, Canary, Wayra, Gerdau Next Ventures, TM3 e Bradesco.

Pedro Roso contextualiza o cenário atual em relação à inteligência artificial e seu impacto nos negócios, especialmente no setor jurídico. Ele destaca o surgimento de modelos avançados de inteligência artificial, como o Chat GPT 4, e o crescimento exponencial no uso de tecnologias de linguagem natural (LLM) e ferramentas para processamento de documentos e contratos. Pedro ressalta a importância da inteligência artificial no processo de desburocratização do Brasil e enfatiza o potencial da tecnologia para transformar diversos setores, incluindo o jurídico. Ele conclui com uma visão otimista do futuro, sugerindo que em breve poderemos ver processos inteiros sendo conduzidos por inteligência artificial, resultando em maior eficiência e rapidez para os clientes e para a sociedade como um todo.

Pedro nos deu uma entrevista exclusiva sobre esses tópicos. Acompanhe:

Pedro, como você descreveria o impacto da inteligência artificial nos negócios atualmente?

O impacto da inteligência artificial nos negócios é significativo e em constante crescimento. Observamos um aumento no uso de tecnologias avançadas, como o Chat GPT 4, e uma maior adoção de modelos de linguagem natural e ferramentas de processamento de documentos e contratos. Essas tecnologias estão sendo amplamente utilizadas para otimizar processos, reduzir burocracias e impulsionar a eficiência operacional das empresas.

Quando começou esse interesse pela inteligência artificial?

O interesse pela inteligência artificial começou a se intensificar nos últimos anos, especialmente após o surgimento de modelos avançados, como o BERT e o Chat GPT. Desde 2018, vimos um investimento significativo nessa área, com empresas de tecnologia liderando o caminho em termos de pesquisa e desenvolvimento.

Quais são os principais benefícios que a inteligência artificial traz para as empresas?

A inteligência artificial traz uma série de benefícios para as empresas, incluindo a melhoria da experiência do cliente, a otimização de processos operacionais e a redução de custos. Além disso, ela pode ajudar na tomada de decisões mais informadas e na identificação de oportunidades de negócios.

Como a Docket está utilizando a inteligência artificial em seus produtos e serviços?

Na Docket, utilizamos inteligência artificial para oferecer soluções que otimizam a gestão de documentos e processos jurídicos. Nossas ferramentas permitem a busca, análise, extração e gestão de documentos de forma eficiente e automatizada, ajudando nossos clientes a lidar com a burocracia de maneira mais ágil e eficaz.

Como você enxerga o futuro da inteligência artificial nos negócios?

Acredito que a inteligência artificial continuará a desempenhar um papel fundamental na transformação digital das empresas. Veremos cada vez mais processos sendo automatizados e conduzidos por IA, resultando em maior eficiência, produtividade e inovação. É um momento emocionante para a tecnologia e estou otimista em relação ao que o futuro nos reserva.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.