Dois lugares imperdíveis em São Paulo

Com clima intimista e autênticas receitas da terra da bota, a TonToni Trattoria é a recente empreitada do chef Gustavo Rozzino, já o Urban Kitchen leva para seus clientes uma alimentação equilibrada que preza por ingredientes orgânicos e pequenos produtores. Os dois são ótimas escolhas na capital paulista.

TonToni

Foi na Itália, mais precisamente em Milão, que o chef Gustavo Rozzino encontrou inspiração para seu novo TonToni, uma autêntica Trattoria. Com clima intimista e descolado, a proposta é ser o mais fiel possível à culinária do país europeu. Esqueça, por exemplo, o macarrão de cozimento mais mole: aqui, a expressão “al dente” ganha seu real significado. Entre as massas, todas feitas na casa, o nhoque, do tipo que derrete na boca, aparece em versões ao Sugo, Bolonhesa e com Trufas; o Capelinni al mascarpone, com camarões; e o ravioli de alcachofra com creme de manjericão e salvia gratinada, são outras massas que merecem destaque. 

Mozarella Caprese – foto Ricardo DAngelo

Viajar sempre foi a maneira encontrada por Rozzino, chef com passagem por restaurantes como Sadler e Le Jardin de Sens, para exercer sua paixão pela gastronomia. Da França, bien sûr, trouxe a essência de seu já consagrado Tonton, bistrô com alma paulistana que desde 2013 faz sucesso na rua Caconde. Ao abrir seu segundo restaurante, a escolha pela gastronomia italiana não foi randômica, afinal, seu avô paterno, imigrante italiano, era um exímio cozinheiro que fazia questão de convocar o neto mais velho para ajudar nos almoços de família.

Carre de porco marinado & empanado com risoto de açafrão – foto Ricardo DAngelo

Mas, assim como no TonTon, os clássicos ganham pequenas intervenções criativas que já viraram marca registrada do chef, a exemplo da Coteleta milanesa, que é preparada com carne de porco e acompanha risoto de açafrão; enquanto seu Oricchiette à Marinara leva camarões e polvo grelhados num molho de tomate com pancetta artesanal e n’duja (linguiça calabresa condimentada feita na casa).

Entre as opções do “Primo piatto” vale provar o Agnalotti di Manzo e il suo Caldo di Cotura, delicados envelopinhos de costela braseada e seu jus de lenta cocção; e o Risoto al Nero di Seppia Gamberi i Sacmpi, arroz arbóreo com lula em sua tinta, camarão e polvo grelhados. 

Torta di Mandorle & Arancia- foto Ricardo DAngelo

Para fechar, o TiramiGiu aparece em uma versão desmontada, com bolo de chocolate, sorvete de café e creme de mascarpone. E se Tonton quer dizer titio em francês, é a vez do “titio Toni” receber a família para almoços e jantares com a mesa farta e sem hora para acabar.

Urban Kitchen

O ambiente do Urban Kitchen é repleto de plantas reflete os principais pilares do empreendimento de Ana Franzini e da chef Jacqueline Iwao: sabor e qualidade atrelados a sustentabilidade socioambiental, com um menu que atende todos os momentos do dia – café da manhã, brunch, almoço, café, happy hour e jantar.

A cozinha segue o princípio de ampliar a conscientização que cercam os nossos hábitos alimentares. Os produtos, por exemplo, são aproveitados de maneira integral, quase não há descartes, uma vez que os ingredientes são compostados e, o adubo resultante do processo, é vendido com a renda revertida para a instituição Pata Amada, dedicada ao cuidado de animais resgatados de maus tratos e abandono.

Urban Kitchen

 “O propósito é transformar vidas, nossos funcionários vão evoluindo dentro de nossas empresas. Tento inspirar pessoas com minha história pessoal, falo muito sobre determinação, o benefício do erro quando aprendemos com ele e do poder de não desistir. Lideramos através do exemplo, acreditamos nisso!”, define Ana que ao lado de Jacqueline, conta com outros dois restaurantes: a pizzaria Org e a sorveteria Nice Cream.

No almoço e jantar, a diversidade dá o tom ao cardápio com sugestões que seguem a filosofia flexitariana. Nas entradas, por exemplo, um dos destaques é o bolinho de arroz com 7 grãos recheado de queijo servido com geleia de pimenta. Nos pratos principais: a pescada amarela com molho de moqueca, banana da terra grelhada e arroz negro; tiras de frango grelhado com creme de shimeji e cebolinhas, batata doce e legumes à julienne; o pad thai e; o risoto de Cabotiá já estão entre os mais pedidos da casa.

PADTHAI

Os superfood bowls também chamam atenção por serem uma refeição completa, nutritiva e colorida. A base fixa deles contem quinoa, arroz negro, mix de cogumelos, avocado grelhado, abobrinha e cenoura à julienne, ovos, batata doce e mix de sementes. A proteína fica a escolha do cliente, com opções de tofu com molho agridoce, frango com molho caesar, salmão no molho missô ou camarão com molho de gengibre.

“Acreditamos que as refeições devem ser compartilhadas e, na Urban Kitchen, todos têm o seu espaço. Nossa ideologia é influenciar pessoas através de uma alimentação equilibrada, viva e saborosa” finaliza a chef Jacqueline Iwao.

Serviço TonToni

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.537, Jardim Paulista.

Tel. (11) 3051-4750

Terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h. Sexta das 12h às 15h e das 19h30 às 23h30.

Sábado, das 12h às 16h e das 19h30 às 23h30. Domingo, das 12h30 às 17h. Fecha segunda.

Serviço Urban Kitchen

Rua Ferreira de Araujo, 332 e Rua Gabriele D’anunnzio, 1334 – São Paulo

Horários: das 8h às 23h

@urbankitchen.br

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.