Colheita de soja e plantio de milho da safra 2023/24 avançam em ritmo acelerado

A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 avançou para 32% da área cultivada até a última quinta-feira (15), um aumento em relação à semana anterior e ao mesmo período do ano passado. Esse progresso foi impulsionado especialmente por Mato Grosso e Paraná, onde os trabalhos estão rumo à fase final em algumas regiões. Destaca-se também a importância das chuvas recentes no Rio Grande do Sul, que aliviaram o estresse hídrico enfrentado pelas lavouras após um período mais quente e seco em fevereiro.

Enquanto isso, o plantio da segunda safra de milho 2023/24 no centro-sul do país atingiu 59% da área até a última quinta-feira, um aumento considerável em comparação com o mesmo período do ano anterior. Mato Grosso e Paraná lideraram o ritmo de plantio, mas outros estados também demonstraram um progresso sólido. Esse cenário resultou na semeadura mais rápida já registrada na série histórica da AgRural, que começou em 2013.

No entanto, mesmo com os avanços, ainda há preocupações com a necessidade de mais chuvas no Rio Grande do Sul nas próximas semanas para evitar perdas significativas de produtividade. A situação continua a ser monitorada de perto pelos agricultores e pela AgRural.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.