Brasileiro lidera estudo sobre possível novo planeta no Sistema Solar

Pesquisadores liderados pelo brasileiro Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai, Japão, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, estão levantando a hipótese da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Suas análises sugerem que este planeta hipotético, situado no Cinturão de Kuiper, pode ter uma massa entre 1,5 e 3 vezes a da Terra, desafiando o modelo atualmente aceito. Publicado na revista Astronomical Journal, o estudo propõe também a presença de objetos transnetunianos em órbitas peculiares, que poderiam servir como sinais observacionais das supostas perturbações causadas por esse novo corpo celeste.

Lykawka, em entrevista à agência de notícias da Unisinos, destacou que simulações realizadas indicam que o modelo convencional do Sistema Solar não consegue explicar as propriedades encontradas no possível novo planeta. Ele enfatizou que essa descoberta potencial teria implicações significativas para a comunidade científica, incluindo uma possível redefinição do conceito de “planeta” e uma revisão das teorias sobre a formação do Sistema Solar. Além disso, Lykawka ressaltou que a eventual confirmação deste novo planeta poderia restaurar oficialmente o Sistema Solar à sua contagem de nove planetas, trazendo à mente a reclassificação de Plutão em 2006.

Com residência no Japão há mais de 20 anos, Patryk Lykawka é professor na Universidade Kindai, onde suas pesquisas, aliadas às de Takashi Ito, estão gerando entusiasmo e debates entre os cientistas, prometendo novas perspectivas sobre a estrutura e a evolução do nosso Sistema Solar.

Foto: Patryk Sofia Lykawka | Arquivo Pessoal

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.