10 tendências tecnológicas que estão transformando os negócios

Inovações como computação quântica, blockchain, plataformas low-code e robôs/cobots como destaques para o segundo semestre de 2025

Em 2025, as empresas enfrentam a necessidade de modernizar suas infraestruturas de transformação digital. Com mais de 800 bilhões de linhas de código Cobol ainda em uso, a “segunda onda” da transformação digital prevê a integração de inteligência artificial (IA) e modelos híbridos, que conectam soluções tradicionais a novas plataformas em nuvem. Portanto, faz-se necessária a atuação de fornecedores que apoiam as companhias nesta transição, como é o caso da SoftExpert, multinacional especializada em soluções de software para conformidade, governança e excelência na gestão empresarial.
 

Pensando nas tendências tecnológicas que toda liderança deve conhecer para tornar seus times mais eficientes, efetivos e produtivos, Marcelo Becher, Product Marketing Lead da SoftExpert, lista 10 inovações:


IA e Aprendizado de Máquina

A IA generativa tem sido uma tendência desde 2022 e não está dando sinais de desacelerar. Em 2024, 72% das empresas do mundo já haviam adotado a IA, segundo pesquisa realizada pelo McKinsey. Esse crescimento rápido está atraindo ainda mais investimentos para uma área que já inclui produtos como chatbots avançados, criação de campanhas pagas e descoberta de novos remédios.


Cibersegurança

Em 2024, segundo a ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor), houve um aumento de 45% nos crimes digitais no Brasil, como os ataques de ransomware, deep fakes e golpes de engenharia social, totalizando cerca de 5 milhões de fraudes. Para garantir a segurança das organizações e dos consumidores diante dessa realidade, é recomendado o investimento em proteção contra ameaças, como firewalls e autenticação multifator, no conserto de vulnerabilidades técnicas e na educação contínua dos colaboradores. 


Tecnologias sustentáveis

De acordo com o estudo de CEOs do Pacto Global da ONU com a Accenture, 63% dos CEOs estão focando em tecnologia para superar desafios globais e promover crescimento sustentável, introduzindo novos produtos e serviços sustentáveis. Uma estratégia de sucesso neste setor pode trazer melhorias na conformidade e na otimização de recursos, com o potencial de causar uma verdadeira transformação no modelo de negócio e na opinião pública sobre a marca, atraindo mais consumidores e investidores.


Computação quântica

A computação quântica ainda está na sua infância, mas já atrai investimentos bilionários. Esse tipo de computador se diferencia de PCs tradicionais ao usar bits quânticos no lugar de 1 e 0 para representar as informações. Isso traz o potencial de realizar cálculos complexos em velocidades nunca vistas. No futuro, a aplicação dessa tecnologia inclui a otimização logística, simulação molecular para a indústria farmacêutica e modelagem de riscos no setor financeiro, transformando setores inteiros.


Internet das Coisas (IoT)

Um ecossistema moderno de IoT é capaz de processar múltiplos terabytes de dados por minuto, capturando informações de sensores e processando-as de maneira local através de frameworks de edge computing. Isto seria equivalente a ter milhares de gerentes espalhados pelo negócio, tomando decisões inteligentes a todo momento. Na prática, isso já acontece em fábricas inteligentes, frotas monitoradas em tempo real, sistemas agrícolas automatizados e até hospitais com dispositivos conectados que otimizam o atendimento.


Infraestrutura de nuvem híbrida

Trata-se de um modelo que equilibra escalabilidade, segurança e conformidade ao integrar a nuvem pública com soluções locais. Essa é uma solução altamente eficiente e que oferece processamento de alta velocidade para empresas que precisam de um alto nível de automação, pois possui uma abordagem que permite automatizar processos com rapidez, manter dados sensíveis protegidos e escalar sistemas conforme a demanda do negócio.


Blockchain

Blockchain é um registro digital público, descentralizado e distribuído, que serve para registrar transações utilizando múltiplos computadores de uma só vez. É a base do Bitcoin e de outras criptomoedas, mas também tem usos corporativos, em cadeias de suprimentos, rastreabilidade de produtos, contratos inteligentes e certificações digitais. 


Robôs e Cobots

Uma tendência que aparece com força é a de robôs polifuncionais, capazes de executar múltiplas tarefas e alternar entre elas conforme necessário. Eles trazem a promessa de maior eficiência, ROI mais rápido, implementação ágil, baixo risco e escalabilidade. Robôs polifuncionais podem tanto trabalhar junto de humanos (Cobots) como substituí-los completamente em certas tarefas. Já são comuns em linhas de montagem, centros logísticos e operações de última milha, oferecendo escalabilidade e eficiência sem precedentes.


Baterias de estado sólido

Baterias mais seguras, de carga rápida e com maior densidade energética que chegaram para revolucionar os mercados de eletrônicos e veículos elétricos. Essa categoria de armazenamento energético tem capacidades muito maiores do que a tecnologia anterior, de íons de lítio. Isso significa o potencial para termos celulares que duram dias longe da tomada, carros elétricos que rodam mais de 1 mil km antes de precisarem ser recarregados e infraestruturas mais sustentáveis para o armazenar energia, o que é um salto estratégico rumo às metas de carbono zero. 


Plataformas Low-code/No code 

Capacitam usuários não técnicos a criar soluções digitais de forma independente, reduzindo a dependência em equipes de TI. São muito usadas para automação de processos internos, criação de dashboards, fluxos de atendimento e protótipos de novos serviços, que acabam sendo mais fáceis de integrar ou modificar. O mercado de desenvolvimento Low-code deve continuar crescendo pelos próximos anos, chegando a um valor de U$264,4 bilhões até 2032, segundo relatório do Fortune Business Insights.

Leave a Reply

Your email address will not be published.