Os quatro modelos de calçados masculinos que todo homem precisa ter no armário

No universo da moda masculina, o calçado é o acessório que sempre é pensado para acompanhar o que vai ser usado no vestuário. Ele é um complemento. Diferente do calçado feminino, os masculinos não sofrem muitas variações com o passar dos anos. Dos esportivos aos mais clássicos, algumas intervenções na gáspea (nomenclatura para a parte superior do sapato) e solados, matéria-prima diferente e até mesmo a fusão do tênis com o sapato são o que podemos citar como novidades. Para 2021 as principais coleções, que já estão disponíveis para compra online, marcas e designers reeditaram clássicos e repaginaram alguns modelos como o Loafer, o Boat shoes, Derby e as Chelsea boots. Confira!

@prada

Loafer

Loafer ou mocassim, é um dos modelos mais reeditados. Criado para ser usado em casa, ganhou status de estilo com a Gucci nos anos 50, aliás um dos mais cobiçados pelos homens descolados de hoje. O detalhe na parte superior com a logo da marca sempre é o diferencial. O modelo “drive” com cravos no solado é um clássico, mas as versões com solado em couro ou emborrachado sempre é uma boa opção para um look mais sofisticado ou social.

@Timberland

Boat shoes

O Boat shoes foi uma febre no Brasil nos anos 80 com os famosos modelos da marca Company, aquele de camurça com detalhes de tiras de couro nas laterais. A característica principal do calçado são as ranhuras no solado que dá maior aderência para o uso náutico. A marca Timberland continua sendo a referência no modelo básico e outras grandes marcas de moda fizeram suas versões em cores tradicionais ou com uma nova identidade.

@prada

Derby shoes 

Esse talvez seja o modelo mais universal, mais usado por todos os homens e que tenha mais versões. Muito parecido com o Oxford, a diferença é a parte da amarração, chamados de lace-ups. No Derby as laterais são soltas, tipo abas, facilitando a entrada no pé no calçado. Por ter um desenho simples nunca apresenta muitas versões, aqui o solado mais uma vez diferencia a situação de uso, solas mais grossas lhe dão uma característica mais esportiva e em couro sempre um clássico.

@louisvuitton

Chelsea boots

A bota de calce justo e com elásticos nas laterais, data da época Vitoriana, e era usada tanto por homens quanto mulheres. Na Londres dos nos 60, o modelo se tornou popular, e a associação com a Kings Road, rua famosa de moda do bairro Chelsea, aonde famosos eram vistos desfilando com suas botinas fashion, pode ser o motivo do novo nome dado ao calçado. Super democrático quanto ao uso, pode ser usado tanto com jeans quanto com trajes completos, independente da estação no ano. 

Quem escreve:

José Gomes é um Designer brasiliense de calçados e acessórios, formado no Centro tecnológico do Calçado-Senai, de Novo Hamburgo, RS, ganhador do Prêmio Swarovski/Francal 2007. Hoje trabalha como Consultor de design e Pesquisador de arte e moda.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.