Governo abandona superávit e reduz meta orçamentária para 2025

Uma fonte do Ministério da Fazenda revelou que o governo federal planeja apresentar um orçamento equilibrado para o ano de 2025, conforme será proposto na próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a ser entregue hoje. Anteriormente, na LDO em vigor, estava previsto um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou anteriormente que o objetivo do governo é estabelecer metas realistas para as contas públicas do próximo ano. A proposta inclui:

  • 2025: Deficit zero
  • 2026: +0,25%
  • 2027: +0,5%
  • 2028: +1%

Apesar dessa mudança, o objetivo permanece o mesmo: equilibrar as despesas para estabilizar a dívida.

De acordo com a equipe da Fazenda, essa adaptação foi necessária devido à ausência de aumento de receita no próximo ano e aos desafios enfrentados no Congresso, onde novas medidas de arrecadação não serão aprovadas no segundo semestre.

Durante uma conversa com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou que não haverá medidas surpresa no âmbito legislativo que afetem a reforma tributária ou a agenda econômica, mas alertou que o governo precisará angariar votos por conta própria em outras áreas de interesse.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.