5 dicas para organizar sua vida financeira com uma planilha de gastos antes do ano acabar

Especialista em educação financeira ensina como controlar as despesas, estabelecer metas de criar uma reserva financeira com ajuda de planilha.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% dos cidadãos do país não conseguem guardar dinheiro no final do mês. Os brasileiros ainda têm dificuldades para organizar suas finanças pessoais e evitar endividamentos, mas aprender a ter uma reserva é importante justamente para ser utilizada em caso de imprevistos e situações emergenciais. Uma das soluções para isso é elaborar uma planilha de gastos para analisar o orçamento pessoal ou familiar.


“No começo pode parecer uma tarefa complicada, especialmente se a pessoa ainda não tem esse hábito. Mas uma das formas mais importantes de manter o controle da vida financeira, principalmente no final de ano, é organizar o orçamento pessoal e ter uma reserva, por meio de uma planilha de gastos”, explica Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic.

Por isso, antes de começar ou concluir uma reserva financeira, é preciso ter um controle dos gastos e organizá-los. Pensando nisso, a especialista em finanças separou algumas dicas para começar uma planilha de gastos e concluir uma reserva financeira. Confira: 


1- Crie uma planilha

O primeiro passo é criar uma planilha para ter o controle dos gastos mensais. É possível fazer no próprio Excel ou utilizar um modelo pronto online. Para quem prefere baixar e imprimir, para anotar no papel, é importante manter a planilha visível, para não esquecer de atualizá-la. O importante é ter um formato que funcione para a pessoa. 


2- Organize seus gastos 

Para ter uma visão da entrada e saída de dinheiro, quais são os principais gastos e qual será o saldo para começar o próximo mês, é importante separar e organizar as contas. É possível separar por contas fixas, como aluguel, condomínio, mensalidades de escola/faculdade, água, energia, celular, além de gastos sazonais, como datas comemorativas, presentes, doações, entre outros. 
 

A planilha também pode ser organizada por categoria como moradia, alimentação e transporte. É importante projetar também as despesas anuais como IPVA, IPTU e rematrículas, para não ser pego de surpresa. Quanto mais detalhada, melhor o controle financeiro. 


3- Preencha a planilha e conheça seus gastos 

Com a planilha pronta, é hora de preenchê-la conforme os gastos no final do dia ou da semana. Conforme a planilha for preenchida, será possível entender a sua situação financeira: quanto dinheiro está entrando e saindo, para onde vai, quando o dinheiro saiu e quanto foi direcionado para cada coisa. Com esse mapeamento, você pode identificar alguns problemas como gastos sem necessidade ou acima do normal. 

4- Reduza gastos e estabeleça limites

Agora que você já está com a planilha pronta, entendeu os seus gastos e fez um mapeamento das suas finanças e possíveis problemas, é hora de reduzir gastos e estabelecer metas para ter a sua reserva financeira. A redução de gastos não é fácil e está atrelada a hábitos. Talvez seja necessário repensar algumas ‘necessidades’ e abrir mão de algumas coisas para conseguir economizar. 


Essa redução é importante para pagar as dívidas, preencher lacunas e montar a sua reserva financeira. Além disso, nunca gaste mais do que o que você ganha e considere a sua renda e também a situação econômica atual para estabelecer limite de gastos. 


5- Tenha metas para concluir a sua reserva 

Com a organização financeira, entendimento dos gastos, economia e limites, é possível retirar um valor delimitado por você todo o mês, sem prejudicar suas contas, para concluir ou até mesmo iniciar a sua reserva financeira, de acordo com as suas necessidades, e estar preparado para imprevistos ou emergências. 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.