Como a tokenização de ativos reais começa a assumir o protagonismo no mercado financeiro

Founder da Rivool Finance explica como este novo momento vivido pelo segmento pode mudar de vez a história do mercado financeiro global, colocando a era das criptomoedas na vanguarda

Em um mundo dominado pelo frenesi das criptomoedas, uma tendência silenciosa está ganhando força: a tokenização de ativos reais. Enquanto o Bitcoin e outras moedas digitais continuam a monopolizar as manchetes, a tokenização está surgindo como uma alternativa sólida para transformar o mercado financeiro.
 

Para compreender completamente a tokenização, é essencial entender suas diversas formas e aplicações. Os tokens podem ser categorizados em três tipos principais, de acordo com o parecer CVM nº 40 (outubro/2022): Payment Token (criptomoeda ou token de pagamento); Utility Token (token de utilidade) que oferece acesso a um produto ou serviço; e Real Asset Backed (Token referenciado a um ativo real). Em termos práticos, tokenização é a conversão de ativos do mundo real como imóveis, ações, títulos em tokens digitais, permitindo sua divisão e transação de forma eficiente. Tudo pode ser tokenizado, simplificando a negociação de ativos antes complexos.
 

De acordo com Tiago Piassum, founder da Rivool Finance – fintech de web3 focada em conectar investidores globais em um marketplace de demandas de crédito do setor agrícola por meio da tokenização de ativos -, o segmento tem emergido rapidamente e deve assumir um protagonismo impensável há alguns anos. “Estima-se que o mercado de ativos tokenizados alcance a marca de US$ 10 trilhões até 2030, oferecendo um potencial de crescimento significativo em relação aos valores atuais. Isso não só democratiza o acesso aos investimentos, mas também transforma a maneira como os ativos são gerenciados e transacionados”, afirma.
 

Fonte: Roland Berger

Para Piassum, além de mudar a forma como os ativos são negociados, a tokenização está revolucionando o mercado de crédito. “Desde a tokenização de títulos tradicionais até a criação de plataformas peer-to-peer, as aplicações são vastas e prometem tornar o crédito mais acessível e transparente”, explica. 

Entre os benefícios da tokenização que estão chamando a atenção do mercado financeiro, estão a promessa de maior liquidez, segurança e eficiência. A tokenização está pavimentando o caminho para uma economia digital mais transparente e inclusiva. “O futuro financeiro está sendo moldado diante de nossos olhos, e a tokenização é a chave para desbloquear seu potencial, pois além de tudo, os custos são reduzidos, devido a eliminação de taxas atribuídas a intermediários”, explica o empresário.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.