Soja em queda, café, algodão e açúcar em destaque nas exportações brasileiras

A exportação de soja pelo Brasil registrou uma queda significativa na primeira semana de abril, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em média, foram exportadas 726,5 mil toneladas por dia, representando uma diminuição de 9% em comparação com o volume registrado no mesmo período do ano anterior. Este declínio é observado em um contexto no qual o país geralmente testemunha grandes embarques da nova safra nesse período do ano. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) preliminarmente indicou uma redução nos embarques neste mês, atribuindo-a à quebra de safra.

Ao longo dos cinco dias úteis de abril analisados, o Brasil exportou um total de 3,6 milhões de toneladas de soja. Paralelamente, outras commodities agrícolas mostraram desempenhos divergentes. A exportação de café registrou um notável aumento de 83,5%, totalizando 14 mil toneladas por dia, comparado ao mesmo período do ano anterior. Da mesma forma, o algodão teve um crescimento expressivo, triplicando sua média diária de exportação para quase 11 mil toneladas. Enquanto isso, os embarques de trigo aumentaram quase quatro vezes, atingindo cerca de 60 mil toneladas por dia, de acordo com os números da Secex.

Outra commodity que se destacou foi o açúcar, com um avanço de 142,4% na primeira semana de abril em comparação com a média do mesmo mês em 2023, atingindo 130,8 mil toneladas por dia. Além disso, o Brasil viu um aumento nas exportações de petróleo e minério de ferro, com crescimentos de 87,6% e 12,1%, respectivamente, durante o mesmo período. Esses números refletem um cenário complexo no comércio exterior brasileiro, influenciado por uma variedade de fatores, incluindo condições climáticas, demanda global e flutuações nos mercados internacionais.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.