Rio de Janeiro promove Paixão de Ler e os 120 anos de Drummond

Autor de “Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração”, uma das pesquisas mais importantes sobre o poeta mineiro, que cresceu entre a vida no interior e a vontade de se aventurar pelo mundo cosmopolita, o músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik estará na conferência de abertura do festival Paixão de Ler, que vai homenagear Carlos Drummond de Andrade e sua relação com o meio ambiente. Wisnik recebe o escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, autor do best-seller “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, numa conversa inédita mediada pelo pesquisador, ensaísta e professor Frederico Coelho (PUC-Rio).

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o encontro gratuito e aberto ao público em geral acontecerá na areia da Praia de Ipanema (altura do posto 10), na próxima sexta-feira (7/10),  às 18h.

No dia seguinte (8/10), o Paixão de Ler se muda para o Circo Crescer e Viver (Praça Onze), único circo no Brasil que conta com energia sustentável, de fonte solar. O espaço abriga dez atrações gratuitas até o dia 14. Informações e a programação no Instagram @cultura_rio.

Ao longo do festival, mais autores participarão de lançamentos e conversas. Uma oficina ministrada por Eduardo Coelho, às 10h do próximo sábado (8/10), contará com a participação de centenas de professores. O professor da Faculdade de Letras da UFRJ e pesquisador do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) utiliza Drummond em sala de aula, como especialista em circulação da poesia brasileira modernista.

Também no sábado, José Miguel Wisnik leciona uma aula espetáculo sobre a obra de Drummond e seu olhar atento para questões ambientais, acompanhado de um piano. O poeta mineiro foi um ativista ambiental importante para sua época e estaria completando 120 anos em 2022.

– Drummond é o grande poeta brasileiro com íntima relação com o meio ambiente e a mineração, tão fundamental e crucial hoje – diz Wisnik, que fez uma viagem a Itabira, o que lhe rendeu pesquisa para seu livro sobre Drummond – “Maquinação do Mundo” (2018).

De segunda a sexta-feira de manhã, o Circo Crescer e Viver recebe uma oficina sobre literatura e meio ambiente com escolas já cadastradas, ministrada pelo rapper Thiago SKP, de Itabira, cidade de Drummond.

 Foto: Evandro Teixeira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.