Azeite brasileiro é considerado o melhor do Hemisfério Sul

O azeite de oliva extravirgem Potenza “Frutado”, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, localizada em Canguçu, no Rio Grande do Sul, foi consagrado como o melhor azeite do Hemisfério Sul durante a cerimônia de premiação do renomado Prêmio de Qualidade Mario Solinas, realizada em Madri.

Considerado o mais importante prêmio mundial para azeites de oliva extravirgem, essa conquista é inédita para os azeites brasileiros e foi formalizada na sede do Mario Solinas Quality Award, uma competição internacional reconhecida e sem fins lucrativos.

Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes, recebeu o prêmio das mãos de Jaime Lillo, diretor executivo do Conselho Oleícola Internacional (COI), órgão responsável pelo Mario Solinas Quality Award, e de Alinne Bernd, representante do Ministério da Agricultura. A cerimônia também contou com a presença de representantes da Embaixada do Brasil na Espanha.

Um dia antes do evento, a equipe da Fazenda Serra dos Tapes foi recebida pelo Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, na sede da Embaixada em Madri. Cláudia Santos estava acompanhada de seu marido, Jerônimo Santos, gestor da fazenda, e de sua filha, Thaís Santos, que atua como diretora de marketing e e-commerce.

A edição de 2023 do Mario Solinas Quality Award foi a primeira a incluir a categoria “Hemisfério Sul”. Criado pelo COI em 2000, o prêmio tem como objetivo incentivar a produção e comercialização de azeites de oliva extravirgens de alta qualidade, com características organolépticas harmoniosas.

“Estamos honrados e orgulhosos com esse reconhecimento tão importante como o Mario Solinas Quality Award, considerado o ‘Oscar’ da comunidade internacional. Essa conquista não é apenas da Fazenda Serra dos Tapes, mas de todos os produtores de azeite do Brasil. Nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade com excelente custo-benefício, acelerando sua introdução no mundo dos azeites. Esse prêmio vem para reforçar e coroar nosso comprometimento”, celebra Cláudia.

O Potenza “Frutado” possui acidez máxima de 0,014% e é preparado com as variedades de oliva arbequina, coratina e frantoio, cultivadas de acordo com os mais elevados padrões de qualidade. Desde o cultivo até o armazenamento, todas as etapas passam por uma minuciosa análise da especialista.

Para comemorar a conquista do Mario Solinas Quality Award, a entidade concedeu à Fazenda Serra dos Tapes 3.900 selos numerados para o Potenza Frutado – Lote Mario Solinas. Durante a pré-venda no e-commerce da fazenda, foram vendidas 2.000 unidades.

A edição especial do azeite continua disponível para venda diretamente na Fazenda Serra dos Tapes e também no site da empresa, em garrafas de 250 mililitros por R$ 60 e garrafas de 500 mililitros por R$ 100.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.