Mercados europeus se recuperam com dados positivos e aguardam balanços dos EUA

Os mercados de ações europeus registram alta nesta sexta-feira, com os setores de mineração liderando os ganhos. Os investidores acompanham dados econômicos positivos do Reino Unido e da Alemanha, além de aguardar o início da temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos com os resultados de grandes bancos.

O índice pan-europeu Stoxx 600 sobe 0,78%, atingindo 508,43 pontos. O setor de mineração cresce 2,8%, enquanto o de tecnologia avança 0,7%.

No Reino Unido, a produção industrial teve alta mensal de 1,1% em fevereiro, superando expectativas. O PIB britânico cresceu 0,1% no mesmo período, indicando recuperação econômica. Na Alemanha, a inflação ao consumidor desacelerou para 2,2% em março.

O Banco Central Europeu manteve as taxas de juros inalteradas pela quinta vez consecutiva, sinalizando possível corte em junho se a inflação da zona do euro se mantiver em direção à meta de 2%.

O euro e a libra operam em baixa ante o dólar, o que favorece ações de exportadoras europeias.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt registram altas de 1,10%, 0,76% e 0,76%, respectivamente. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa também apresentam ganhos entre 0,98% e 1,06%.

Entre as ações, a BP sobe quase 3% em Londres após relatos de possível aquisição pela Abu Dhabi National Oil Co. (Adnoc).

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.