Programa Siminina passa por processos de aperfeiçoamento

Um case de sucesso na humanização da gestão pública, o projeto Siminina atende a mais de 1,6 mil meninas na faixa etária entre 6 e 14 anos em Cuiabá. No mês de fevereiro, a coordenação do programa tem lançado esforços estratégicos para aperfeiçoar o atendimento. O primeiro é o planejamento para adotar o sistema híbrido no desenvolvimento das atividades.

A  retomada das aulas na rede municipal de ensino por meio do sistema híbrido, fez com que o Siminina inicie as atividades de forma gradativa, seguindo as medidas de biossegurança. Na manhã de quarta-feira (17), um grupo de monitoras participou de uma reunião com esse objetivo. O encontro foi realizado na sede do programa, no bairro Morada do Ouro.

Foto: Vicente Aquino

“Teremos que nos adequar com esse novo normal. Uma das estratégias, será a divisão por grupos, reduzindo a quantidade de alunas nas atividades presenciais e seguindo as medidas de biossegurança evitando a proliferação do Covid-19. Todas serão atendidas, mas com atividades online e presenciais”, explica a coordenadora do Programa Siminina, Dalma Monteiro.

Além das adequações decorrentes da pandemia, o programa também investiu na formação das monitoras para identificar sinais de casos de violência. Elas passaram por palestra de sensibilização aos padrões de comportamentos de vítimas de violência e estratégias de acolhimento.

“As monitoras foram orientadas sobre quais procedimentos devem ser adotados  diante de situações que envolvam a família das meninas assistidas pelo programa. O primeiro passo, é perceber se algo está diferente, provocar um desabafo, mostrar que elas podem se sentir seguras e procurar ajuda. Feito isso, as monitoras não podem guardar para si o que ouviram. Devem procurar ajuda de profissionais especializados a fim de solucionar ou pelo menos minimizar o quadro de angústia e muita tristeza”, pondera a secretária adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Foto: Vicente Aquino

SIMININA– O programa Siminina prepara meninas de 06 a 14 anos para um futuro em que elas sejam as protagonistas de suas histórias. Atividades lúdicas e desafiadores têm levado as pequenas participantes a se descobrirem de diversas formas, a partir da valorização da beleza particular de cada uma, bem como dos sonhos que almejam conquistar já na vida adulta.

O Siminina oferta atividades como aulas de inglês, balé, reforço escolar, cuidados médicos e psicológicos reforçados e também a entrega de óculos.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.