Dia do Trabalho em Paris é marcado por confronto entre manifestantes e policiais

Mais de 100 mil pessoas foram às ruas contra os planos do governo para alterar o seguro-desemprego na França. Em Paris, a manifestação teve latas de lixo incendiadas, janelas de banco quebradas e 46 pessoas detidas.  

Cerca de 300 protestos foram organizados em cidades como Lyon, Nantes, Lille e Toulouse. De acordo com o Ministério do Interior, em todo o país foram mais de 106 mil manifestantes, 17 mil deles em Paris.

Justiça econômica e social e os planos do governo o seguro-desemprego foram as principais pautas. “Muito dinheiro está indo para aqueles que já têm muito e menos para quem não tem nada, como está refletido nos planos de reforma do seguro-desemprego que queremos que seja abandonado”, disse Philippe Martínez, chefe do sindicato CGT.

Os membros do movimento “Colete Amarelo”, que desencadeou uma onda de protestos três anos atrás, engrossaram juntaram-se aos sindicatos. Entre os cartazes carregados por manifestantes mascarados estavam as seguintes mensagens: “Os dividendos, e não os benefícios de desemprego, são a renda dos preguiçosos” e “Queremos viver, não sobreviver”.

Foto: Bertrand Guay/AFP

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.