Robô chinês Zhurong pousa em Marte

A China informou que o seu robô Zhurong pousou na sexta-feira (14) na superfície de Marte. O equipamento será controlado remotamente para observar a superfície de Marte.

feito da Agência Espacial Chinesa (CNSA) torna o país a terceira nação a conseguir tocar o solo do planeta, após a União Soviética (com a Mars 3, em 1971) e os EUA (com a Viking 2, em 1976). A missão soviética, no entanto, perdeu a comunicação foi definitivamente apenas após alguns segundos do pouso.

Desde 1960, mais de 40 missões espaciais foram até Marte. Até agora, no entanto, menos da metade delas teve sucesso, e apenas os Estados Unidos conseguiram operar os dispositivos. Ou seja, a China se torna o segundo país a operar um robô no planeta vermelho.

Da aeronave, sairá um robô de 1,85 metro de altura e 240 quilos controlado remotamente, chamado Zhurong (deus do fogo, na mitologia chinesa), para analisar a superfície marciana e investigar sinais de vida passada. A expectativa é de que permaneça três meses em exploração antes de voltar à Terra.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.